A tomada de decisão - Jornal O Guaíra

Quem aí não tem três ou quatro despertadores para poder levantar pela manhã? Ou então ao acordar podemos escolher entre ficar mais 5 minutinhos ou até, em alguns casos, principalmente a garotada, poder ficar na cama em um domingão até às 11h da manhã porque foi para o rolê na noite anterior?

Fonte: IEV

Tudo isso se trata de tomada de decisões.

Claro que somente a gente pode tomar as nossas próprias decisões baseadas em nossa saúde, em nossas crenças ou em razão deles, os boletos que batem a nossa porta, e com isso, precisamos trabalhar.

Mas repare que necessariamente para tomarmos determinada decisão avaliamos os riscos, avaliamos as necessidades, avaliamos como será, avaliamos, porque não, os sentimentos que emanam do nosso mais recôndito interior e como já comentado, até como algo basilar, desde levantar pela manhã, é uma tomada de decisão. Somos o resultado de inúmeras, várias e incontáveis tomadas de decisão que temos que aceitar os seus inúmeros desdobramentos que venham gerar.

Eis que o Xadrez entra em cena. Cada lance requer atenção, cálculo, conhecimento e temos que estar abertos às consequências que cada uma dessas tomada de decisão poderá ocasionar. Quando dizem que jogar xadrez é apenas movimentar as peças (ou empurrar a madeira, rs) eu fico pensando como determinado jogador escolhe o lance, será que foi baseado em algum estudo, algum livro, alguma partida de um Super Grande Mestre, ou simplesmente pelo "instinto" ou no célebre pensamento do capivara*: "eu vou atacar a peça dele, ele não vai ver e eu vou ganhar!"

*Capivara: jogador iniciante

A realização de um lance em uma partida de xadrez, escolher entre quais peças trocar, quando avançar um peão, em que ala deverá repousar em segurança o nosso Rei, se assemelha muito às decisões tomadas diariamente, desde qual carreira vamos seguir, quais tipos de alimentos vamos ingerir, quais atividades físicas vamos realizar. Outra similaridade do Xadrez com a Vida e as tomadas de decisão, é que, ao contrário que Renato Russo diz, infelizmente, não temos todo o tempo do mundo, a nossa vida passa na mesma velocidade que o implacável tic tac ao lado do tabuleiro.

Para concluir, como foi possível compreender, para quem me acompanhou até aqui, a tomada de decisão tanto no xadrez como em nosso dia a dia é algo bem particular, seja ela baseada no seu instinto, em suas crenças consciente ou subconscientes, em seus valores ou em sua intuição.

Parabéns ao meu Pai, Francisco Pimentel, pelo seu aniversário. Obrigado pelos inúmeros ensinamentos, sejam eles no Xadrez, sejam eles para a vida. Tomar decisões sempre foi um deles.

CONSELHO DO DIA: Xadrez não é um esporte de tiro curto, é um companheiro para toda a vida, utilize ali 30 a 40 minutos do seu dia para ver um artigo, alguma notícia, fazer alguns exercícios, certamente o seu entendimento e a suas decisões terão melhores fundamentos com o passar dos dias.

EXERCÍCIO #007): Conhece a história das Irmãs Polgar? É uma família húngara que possui a Judit Polgar como a maior expoente de todas, chegou a disputar Torneio de Candidatos ao Título Mundial. E a Irmã Susan Polgar? Foi a 1a. Mulher a se tornar Grande Mestre. E a Sofia Polgar? Não? Nunca ouviu falar... Pois bem, com 15 anos, ela nos brindou com o Exercício de hoje.

Nesta posição jogam as brancas e vencem:


Resposta:

Comentários