Krikor Sevag Mekhitarian


"Krikor Sevag Mekhitarian, nasceu em 15 de novembro de 1986. De origem armênia, aprendeu a jogar xadrez com o seu pai aos 6 anos de idade. Com 12 anos entrou no circuito de torneios oficiais iniciando um período de lenta ascensão até completar 19 anos. Uma característica marcante de sua formação foi a intensa dedicação ao Xadrez na internet. Entre suas grandes atuações durante esta fase destacam-se a conquista da medalha de ouro defendendo o 3o. tabuleiro da equipe brasileira na 7th Children's Chess Olympiad, disputada em Batatais, 2001 e suas duas vitórias nos campeonatos brasileiros juvenis (Florianópolis, 2003 e Altinópolis, 2004).
A partir daí seu progresso aconteceu em um ritmo impressionante: em meados de 2006 obteve o título de Mestre Internacional, em 2007 foi 4o. colocado no Campeonato Brasileiro e em julho de 2008 atingiu o rating de 2504 na listagem oficial da FIDE."


Esta é uma parte ou um excerto do que o site "brasilbase.pro.br" fala do brasileiro que acaba de conquistar o maior título do xadrez, o de Grande Mestre, ou Gran Maestro, como gostam de dizer. Nesse mesmo site, exibe vários torneios que Krikor disputou, por tanto, migrem até o espaço do futuro GM no site da Brasil Base denominada por: "Mekhitarian's Chess Career". O feito ocorreu no Open de Efoire, na Romênia, ao conquistar 8,0 pontos em 11,0 possíveis e ficar na 7a. colocação do Torneio. Neste evento o enxadrista saiu invicto e conquistou resultados importantes como a vitória sobre o GM Alexandr Fier em uma partida com 73 lances. E os empates com os GM's Maxim Turov (RUS), Daniele Vocaturo (ITA) e Alexei Fedorov (BEL). Veja a < Classificação final > e < performance individual > do enxadrista.


Dentre os enxadristas do município de Guaíra, Rafael Pimentel é o que mais se aproximou de Krikor e tem algumas coisas a dizer:

"Bem o Krikor sempre foi um rapaz muito dedicado, chegou a ficar uns tempos fora da faculdade para se dedicar mais ao xadrez e fazer viagens em busca do tão almejado título que enfim chegou, após ter se formado. E a minha relação com o Krikor é sem dúvidas a mais inimaginável possível, sempre conversei com ele, o conheci pela internet na época que ele jogava por São Caetano, e pelo ICQ ainda, e daí conversávamos sobre as variantes que ele jogava eu pouco entendia mas me divertia com as comemorações de títulos e etc, mas com ele entrando ainda mais no meio da internet, ele inventou um blog com informações para os enxadristas se cadastrarem para conseguir equipes para os Jogos Regionais, e foi lá que obtive o contato com a Ana Rothebarth, hoje, minha namorada. Sem dúvidas sou muito grato a ele e já disse que será o nosso Padrinho! Para encerrar, gostaria de demonstrar mais uma vez o meu apreço ao enxadrista e parabenizá-lo por este grande feito." by Rafael Pimentel

E este é o novo GM brasileiro, Krikor Sevag Mekhitarian.


Outras informações:

Comentários