Xadrez Guairense no Jornal O Guaíra #01

O Xadrez Guairense e de toda região ganha um espaço inestimável junto ao Jornal “O Guaíra”, com o intuito de popularizar ainda mais a modalidade inauguramos a Coluna Xadrez para trazer novidades do Xadrez Municipal, Regional, Brasileiro e, porque não, Mundial! Ainda trataremos nesse espaço sobre detalhes técnicos e fundamentais para o desenvolvimento no xadrez, como formas de estudo de abertura, meio-jogo, cálculo, finais e, pasmem, falaremos até sobre aspectos psicológicos para deixar o enxadrista mais preparado para grandes partidas e para a vida.

Obviamente o nosso objetivo aqui é instruir, trazer novidades, conhecimentos teóricos, clássicos e ainda entreter o amigo enxadrista e o não enxadrista atingindo a sua curiosidade para adentrar ao mundo do xadrez como se chega às margens do Rio Grande, começa molhando apenas a ponta dos pés, aquela água fria, mas mesmo assim molha o pé todo... continua gelado, até que logo menos está você, seus familiares e seus amigos dentro da água aproveitando o que tem de melhor que é um banho de rio.

Mas antes de falarmos estritamente sobre “as coisas de xadrez”, Mestres em Educação e Mestres em Xadrez concordam que o jogo além de uma modalidade esportiva atua diretamente na área social, colocando ao mesmo patamar de disputa crianças, jovens, adultos e idosos, indistintamente de sua classe social, gênero ou crença.

Tanto é que a contribuição do xadrez ultrapassa inclusive os livros e os tabuleiros, indo inclusive para as telas, quem ai não se lembra de alguma cena de algum grande filme como em X-Men (partida entre Prof. Xavier e Magneto) ou em James Bond (como em From Russia With Love), ou em “Partida Fria” e a série que mais chamou a atenção dos enxadristas e não enxadristas do país e do mundo, com o “Gambito da Rainha”, ambos do streaming Netflix, trazendo sempre a temática da inteligência e a perspicácia dos dois adversários, sempre elevando cada vez mais o nível de intelectualidade das cenas em que surge um tabuleiro ali ao lado.

Nessa mesma caminhada, encontram-se diversos, para não dizer incontáveis artigos científicos enaltecendo os inúmeros benefícios do xadrez para o ser humano. De relance, consigo enumerar alguns como atenção e concentração, tomada de decisão e a responsabilidade sob cada uma delas, planejamento, criatividade, imaginação, profilaxia (se precaver de algo ou alguma coisa), autocontrole, autocrítica, organização e ainda, o relacionamento social e o respeito entre os participantes que o ambiente geralmente inspira.

“Mas e ai? Como é que é esse tal de xadrez?”

O xadrez é composto por um tabuleiro com 64 casas, com 32 claras e 32 escuras - geralmente pretas e brancas - igual aquele tabuleiro que tem na mesa da Praça São Sebastião, que também serve para jogar Damas. Cada jogador possui 16 peças, sendo: 8 Peões, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavalos, 1 Dama e 1 Rei e cada peça possui um tipo de movimentação, sendo: os peões sempre para frente e capturam na diagonal; as torres caminham pela horizontal e vertical do tabuleiro; os bispos apenas pelas diagonais; os cavalos como o famoso “L”, saltando duas casas perpendicularmente à sua casa de origem e indo para uma casa válida ao lado; as Damas valseiam pelas horizontais, verticais e diagonais quantas casas forem possíveis, enquanto o Rei, apenas uma casa, no mesmo sentido que a Dama. O objetivo do jogo é vencer aplicando o “Xeque Mate” no Rei inimigo ou imprimir sua força no tabuleiro de forma que o seu adversário não encontre mais forças e abandone a partida. E vale lembrar que, independentemente de como termina a partida, os adversários sempre se cumprimentam, seja com o bom e velho aperto de mãos ou com os novos e amigáveis soquinhos, e todos seguem em frente.

Não deixem de acompanhar o jornal O Guaíra digital e impresso para futuras informações técnicas e regras, bem como análises de partidas e outras informações sobre xadrez.

Para reflexão e inspiração, teremos o “Conselho do Dia” e o “Exercício #001” e para quem quiser entrar em contato com críticas, sugestões e até discussões relevantes que possam ser tratadas em uma próxima oportunidade, fico à disposição da população Guairense e da região pelas redes sociais ou pelo e-mail: rafaellfavarin@gmail.com.

CONSELHO DO DIA: A Dama meus amigos... a Dama... evite o quanto puder colocá-la prematuramente em ação, é uma peça única e que pode se ver em perigo rapidamente durante a abertura quando invade o terreno do adversário.

EXERCÍCIO #001) Jogam as brancas e ganham:



Publicado no Jornal "O Guaíra" em 24/10/2021

Comentários