QUEM SÃO OS PEÕES NA GUERRA?

Kasparov x Karpov (KxK) era a principal rivalidade entre soviéticos, no entanto, Kasparov nascido na região onde se encontra o Azerbaijão (de onde advém a sua alcunha de “Ogro de Baku”) e o favorito da União Soviética, Karpov, nascido dentro do território atualmente russo, em Zlatoust, na região dos Urais.

O apoio dos soviéticos à Karpov vem após a retomada do título mundial com a ausência de Bobby Fischer, que havia tirado a hegemonia soviética em 1972. Em 1978 outro soviético chamado Viktor Korchnoi estava disposto a entrar nesse embate mesmo sem apoio algum do Kremlin, mesmo assim disputou o título em 1978 e em 1981. Um pouco da disputa do título mundial de 1978 pode ser visto no excelente documentário chamado “Closing Gambit” (do Diretor Alan Byron) e também no livro do “Campeonato Mundial de Ajedrez 1978: Match Karpov-Korchnoi” (de Roman Torán), onde fica muito nítido como os soviéticos contribuem para a perpetuidade de Anatoly Karpov. Até chegarmos nas disputas com Garry Kasparov, quando os “Dois Reis” disputaram suas partidas icônicas, acompanhadas de perto por todo o mundo do xadrez.

Entretanto, o tempo dos dois Reis se foram. Kasparov tentou dominar o tabuleiro de outra forma, como político ativo a partir de 2007 buscando desbancar Vladmir Putin, quando inclusive acabou sendo preso em protestos “anti-Putin”, e como já sabem, nesta partida, Kasparov não conseguiu triunfar, sempre havia uma força inesperada para pará-lo. Enquanto Anatoly Karpov, segue há mais de 10 anos como Deputado pelo Partido apoiador do atual Governo Russo.

Diante de tudo isso, mais uma vez em lados opostos, Kasparov vive entre Croácia e EUA criticando severa e abertamente o Governo Putin em seu twitter, artigos, entrevistas e outros, mas que não parece minar o tirano e cruel governante, enquanto Karpov, integrante do Partido Comunista, é um dos membros da Duma que aprovara tanto a anexação da Criméia em 2014 como a atual intervenção militar na Ucrânia, e acabou sendo umas das personalidades sancionadas pela União Europeia, com seus bens fora da Rússia todos bloqueados, incluindo suas escolas de xadrez para jovens.

Referências: “Ex-campeão de xadrez punido por apoiar guerra teve ajuda de espiões soviéticos em Mundial” (Uirá Machado); “Grandes Rivalidades: Karpov X Kasparov” (Rafael Leitão); e “O Gambito Putin” (Thomas Traumann)

Mas nem apenas de notícias tristes vive o xadrez... nas últimas semanas as três etapas do Grand Prix da Federação Internacional de Xadrez, classificando mais dois enxadristas, Richard Rapport (Hungria) e Hikaru Nakamura (EUA), juntamente com Ian Nepomniatchtchi (Rússia Bandeira FIDE), Teimour Radjabov (Azerbaijão), Jan-Krzysztof Duda (Polônia), Alireza Firouzja (França) e Fabiano Caruana (EUA). Aguardando apenas uma vaga, que será para o jogador com o rating mais alto da listagem de maio/2022, e que substituirá Sergey Karjakin, depois que o russo foi banido dos eventos oficiais da FIDE por seis meses a partir de 21 de março de 2022 por manifestações pró-Rússia/Putin.

Pela nossa região o xadrez também voltou a se movimentar, e veja abaixo os eventos realizados:

19/03/2022: Festival de Xadrez SESC Rio Preto - 1ª Etapa da Superliga de Xadrez 2022 - Campeão: Guilherme Bianchi (São José do Rio Preto/SP)

Com o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra os enxadristas Paulo Rezende, João Guilherme Silva Braga, Hiago Bonjorno, Felipe Gabriel de Holanda e Gabriela Sturaro, participaram do Festival de Xadrez SESC Rio Preto, o grande destaque foi Felipe Gabriel de Holanda que ficou com a 2.ª Colocação da classificação geral, com apenas meio ponto atrás do campeão.

A equipe de Barretos também apoiada por sua Prefeitura Municipal, compareceu ao evento com sete enxadristas, dentre eles Adolfo Alonso que foi destaque da delegação ao ficar com o 2.º Lugar entre os enxadristas com mais de 50 anos.

 

03/04/2022: I Desafio de Gerações Guairense: Velha Guarda x Jovem Guarda - Campeão: Velha Guarda

Com o retorno das atividades presenciais no Centro Social Urbano, o CSU, se tornou palco do I Desafio de Gerações Guairense entre os enxadristas da Velha Guarda, composto por Valdo Chaves, Antônio Carlos dos Santos, Paulo Rezende, Leandro Guilherme e Ernandes Rocha, enfrentando a Jovem Guarda, composta por João Guilherme Braga, Hiago Bonjorno, Gabriel Venceslau, André Garcia e Felipe Gabriel de Holanda. O embate terminou com vitória dos mais experientes com o placar de 3,0-2,0.


Para o mês de abril, teremos os seguintes eventos confirmados na região:

09/04/2022: 1ª Etapa da Liga do Enxadrista 2022 (Catanduva/SP)

23/04/2022: IRT de Xadrez Rápido Colegião 90 anos (Catanduva/SP)

30/04/2022: II IRT de Xadrez Rápido de Lençóis Paulista 164 anos (Lençóis Paulista/SP)

30/04/2022: Torneio de Inauguração do Clube de Xadrez de Araraquara (Araraquara/SP)

 CONSELHO DO DIA: Sempre que o seu adversário estiver te atacando ferozmente, tente fazer o máximo de trocas possíveis, em especial, trocar as Damas. Isso fará com que você consiga respirar e as debilidades do seu adversário floresça.

E, por derradeiro:

EXERCÍCIO #006): As brancas acabaram de jogar 18. Cc4. Como as pretas devem proceder para liquidar a partida? 

Resposta:



 

 

 

 

 

 

 

Comentários