Candidatos 2020/2021: Uau! Giri No Draw!

Pela 9a. Rodada do Torneio de Candidatos 2020/2021 da FIDE tivemos um resultado inusitado, com quase todos os tabuleiros empatando e o GM Anish Giri vencendo!

Obviamente muita gente faz esta brincadeira com o holandês pela preparação incrivelmente precisa e que sempre deixa a posição extremamente equilibrada. Carlsen foi questionado se Giri tem melhorado, o Campeão Mundial mencionou que não necessariamente o xadrez dele melhorou, ele continua forte, entretanto, agora os resultados estão vindo. É muito interessante essa visão que os jogadores tem um do outro lá no alto escalão.

Mas tivemos também um momento interessantíssimo, quando Alexander Grischuk jogou 26. Txf7, um sacrifício de qualidade para se apoiar no avanço dos peões passados em "e" e "d", onde enquanto Nepominiatchtchi pensou quase 22 min na posição. Sasha, como Grishuk também é conhecido, assistiu esses momentos de Camarote!


Enquanto Ian Nepomniatchtchi pensa sobre o sacrifício
e acaba se decidindo por 26... Bxb3.

O jovem Kirill Alekseenko jogou uma excelente partida ficando até um pouco pior na posição com Fabiano Caruana, mas entre tantos momentos interessantes dessa partida, ressalto o sacrifício de peão em b2, onde Kirill conseguiu domar o cavalo de Caruana.

Após capturar em b2, o Cavalo foi domado por Alekseenko com Tc1-Tc2,
quando Ca4 jogou Tc4, quando voltava o Cb2 jogou Tc2.

Caruana não queria e nem poderia empatar, seguiu o jogo retribuindo o peão para seguir na partida que logo mais a frente terminou empatado.

Ding Liren desperdiçou uma grande chance ao empatar com Maxime Vachier-Lagrave, conseguiu uma posição superior, mas se equivocou ao acreditar que o seu peão estava muito bem apoiado, entretanto, MVL conseguiu se virar bem e encaminhar a partida para o empate depois de muitas horas de tentativas de um resultado diferente por parte do Chinês.

Nesta posição após o lance 30... dxc5, Ding Liren poderia ter jogado 31. Tf3 seguido de Dd3 com a ideia de "invadir o milharal" do francês em g6. Mas Ding seguiu por outros caminhos deixando a partida com menos oportunidades.

Anish Giri jogou uma excelente partida com o chinês Wang Hao, eis um momento importante da partida. Nesta posição, após 20. Txd8, como vocês recapturariam a Torre?

Hao jogou Dxd8, que é o mais preciso. Em caso de 20... Txd8, as brancas jogam com 21. Db5, a troca só favorece as brancas, 21... Dc7 22. Tc1, com a ideia de Ce2 e após a retirada da Dama, as brancas tem dois planos factíveis, jogar Cc4 para ganhar o peão de 'a' e ainda Cd4, deixando assim os cavalos em base de operações que dificilmente sairiam dali por um motivo não justificado.

Outro momento importante, já se encaminhando para o final, foi após. 38. Db7, colocando forte pressão em f7, nesta posição Giri está muito superior na posição, onde até um esperneio como 38... Txe5, geraria outros problemas como 39. fxe5 ameaçando o Cavalo e após 39... Cd5 40. Ta8 deixando a Dama sem muitas saídas, ao oferecer a troca das Damas em e7, as brancas jogam apenas 41. Db8 com acesso livre e irrestrito ao Rei na outra ala.

Quadro de resultados da 9a. Rodada:

Review da FIDE com os melhores momentos da Rodada:

             

Com isso, chegamos ao término da 9a. Rodada com a seguinte classificação:

Press Conference:







Comentários