Candidatos 2020/2021: Duas Graças - Empate sem graça e a desgraça de MVL

Pela 11a. Rodada, após o dia de descanso todos aguardavam ansiosamente pelo embate entre o líder Ian Nepomniatchtchi e Fabiano Caruana que vinha em ascensão dividindo a segunda colocação com Anish Giri e Maxime Vachier-Lagrave.

A expectativa foi tão grande que muitos enxadristas sentiu um certo vazio no peito após o empate sem graça entre o russo e o americano, mas que nos trouxe um momento importante na partida. 


No lance 13, Nepo preferiu seguir com dxc6, caminho este com menos espinhoso para seguir a partida.

O lance 13. Ce4 jogado em Yu-Mamedyarov (Norway Chess, 2019) poderia ter colocado um pouco mais de tempero na partida, no entanto, para o russo o empate já estaria de bom tamanho.

Caminho este que chegou em um final de Torres com enorme tendência de empate.

Press Conference Nepo-Caruana:


Na partida entre Alekseenko e Hao tivemos uma caçada ao Rei interminável a partir do lance 33... Db1+ e entre um e outros lances, a partida terminou em empate.

Posição após 35... De4+
a Partida seguiu até o lance 55.

Press Conference Alekseenko-Hao:

                           

Sem dúvida a partida da rodada ficou pelo imparável Anish Giri, que venceu de forma convincente o chinês Ding Liren. Com roques opostos e a certeza que teríamos uma partida com ataque em ambas as alas, quem teve a iniciativa foi o holandês. Após 24... Cf6, a escolha de sacrificar um peão para manter o ataque foi de suma importância.

A partida seguiu com 25. Cd6+ Bxd6 26. Txd6 e chegamos no diagrama abaixo que serve para perguntar como jogar nesta posição:

Jogou como Anish Giri quem disse 27. d4! abrindo a diagonal para a invasão da Dama, entretanto, é uma posição interessante, 27. De3 (vantagem decisiva) ou 27. Cc5 (ligeira vantagem) também daria vantagem para as brancas.

Press Conference com Anish Giri (feliz da vida):


Na partida
Grischuk e Vachier-Lagrave, também tivemos chumbo do forte trocado. MVL com sua siciliana e Grischuk tentando segurar o ataque e imprimir sua força na ala do Rei. Após o lance 31. Th1, as pretas tem um lance bem interessante, consegue identificá-lo?

31... Txa4+!, caso 32. bxa4 as pretas jogam Dd5+ ganhando a Torre 'esquecida' em h1.

Desta vez, após o lance 37. Dxb7, Grischuk 'solta' o Bispo em e5 para ser capturado, você capturaria?

Espero que não, Vachier-Lagrave também preferiu não capturar o Be5, em virtude de 38. Dg2+ forçando o Rei ir para a coluna 'h' e teria 39. Dh2+ capturando a Te5. Danadinho esse Grischuk!

Mesmo com o desequilíbrio material, a partida seguiu muito interessante e o grande momento que podemos dizer que foi a desgraça de Vachier-Lagrave diante de tantas intempéries no torneio, após 42. Dxc2, MVL perdeu a oportunidade de jogar 42... Ba3+ levando a partida para empate, no entanto, após jogar 42... Txc2 a partida encaminhou para o final tecnicamente superior às brancas.

Ba3+ poderia empatar a partida             Após Rxc2 o Rei das negras precisa
                                                               manobrar pela coluna h

Press Conference Grischuk-MVL:


FIDE REVIEW 

Round 11



Classificação parcial até a Rodada 11:


Comentários