Candidatos 2020/2021: 53 min em 1 lance foi muito? e 72 min?

Pela 4a. Rodada Alexander Grischuk utilizou 53 minutos para realizar apenas 1 lance, pela 10a. Rodada, Sasha avançou mais um passo em sua carreira e tudo devidamente justificado!

(vídeo em que na Rodada 2, Grischuk foi interrompido durante uma de suas reflexões profundas) 

Mas antes, vamos aos resultados da 10a Rodada e alguns comentários. 


Pela partida entre Fabiano Caruana e Ding Liren que bem possivelmente foi a melhor partida do chinês no returno até o momento, terminou em empate. 

Mas vamos discutir uma posição... Após o lance 20. dxc5, alguém jogaria Bxc5?

Caso a sua resposta foi por capturar em c5, o lance que tornaria a sua vida mais difícil seria Tac1 aproveitando do tema tático de cravada na Dc8, veja a posição:

Ainda na mesma partida, uma posição muito interessante após 28... Be7, com a ameaça de capturar o peão de c5, além de estar bem atacado conjuntamente pelas duas Torres que estão, respectivamente, bem defendidas, ainda tem o bloqueio feito pelo Cc6. Sempre que ver um peão passado do seu adversário, faça o possível para bloqueá-lo!

Press Conference analisando a partida com Caruana e Ding Liren:

                        

A partida entre Vachier-Lagrave e Giri me deixou com uma certa pulga atrás da orelha. Não consegui compreender ou ter uma justificativa plausível para não capturar o cavalo em b3 com a Dama, não prejudicando assim a estrutura de peões e podendo passar a Dama com mais facilidade para a ala do Rei em caso de necessidade.

No entanto, Anish Giri capturou o Cb3 com o peão de 'a'. A ideia? A ideia se consistia em abrir a coluna e pressionar o peão de a7, não deixando a Ta8 sair da coluna. E você, jogaria de qual forma?

Press Conference analisando a partida com Maxime Vachier-Lagrave e Anish Giri:

Na partida entre Wang Hao e Alexander Grischuk tivemos mais uma vez o título da rodada. Observem a seguinte posição:

11... cxd4

11... cxd4, isso mesmo, este foi o lance que Alexander Grischuk utilizou 1h12 (ou 72 min) para realizá-lo. Na Press Conference abaixo ele explica como este lance era importante para o andamento da partida e que complexidade da posição dar-se-ia a partir desta tomada de decisão. Saliento que na rodada 4 contra Vachier-Lagrave, Sasha investiu 53 minutos do seu tempo no lance 18.

Mas de volta para a rodada atual, a partida realmente ficou em uma situação delicada e após 32. Cf5 poucos lugares para esta Dama eram possíveis, dentre eles, apenas em e4 ou f8

Qualquer outro lugar poderia ocasionar em possíveis xeque-mates, veja nos exemplos a seguir:

  • 32... Dg5 33. Bd4+ Rg8 34. h4! e as pretas deverão sacrificar no Cf5

  • 32... Dd7 33. Bd4+ Rg8 34. Ch6# 

  • 32... De6 33. Bd4+ Rg8 34. cxd5 e agora além do mate em h6, tem em e7 

No entanto, Grischuk escolheu em f8 e em poucos lances depois Wang Hao pôde fazer a sua fortaleza e empatar a partida.

Press Conference analisando a partida com Wang Hao e Alexander Grischuk:

Ian Nepomniatchtchi enfrentou o seu compatriota Alekseenko Kirill na partida que, aparentemente, foi a mais tranquila até o momento para o líder do torneio. Logo na abertura ficou com vantagem decisiva. Mas vamos para alguns momentos interessantes...


Nesta posição após 17... Txd1+, qual a melhor forma de retomar a Torre, com Tc1 ou Cc3?


Nesta posição o melhor a ser feito é recapturar a Torre com o Cavalo, para manter o Cc4 das pretas cravado e continuar pressionando na posição.

Seguimos a partida, com 18. Cxd1 Td8 19. Bxf6 Bxf6, e aí lanço a seguinte pergunta, a melhor forma de seguir a partida é jogando 20. b3?


Se a sua resposta foi "SIM", você errou. Caso as brancas jogassem 20. b3, desperdiçaria toda a posição, pois as pretas podem jogar 20... Ce3! onde teremos as seguintes possibilidades (todas perdedoras para as brancas):
  • 21. Txc7 Txd1+ 22. Bf1 Txf1#
  • 21. Cxe3 Dxc1+ 22. Cf1 -+
  • 21. Db1 Dxc1! 22. Dxc1 Txd1+ 23. Dxd1 Cxd1 -+
Por essa e outras razões que Nepo seguiu pressionando com 20. Be4 Da5 21. Cc3 Rf8 22. Cd5 e se acha que se as pretas optassem por diminuir a pressão com 22... Txd5 como a imagem abaixo:


A melhor sequência para as brancas seria: 23. Bxd5 Dxd5 24. Dc8+ Re7 25. Dxc4, caminhando para o final com qualidade (Torre x Bispo) a mais.

Press Conference analisando a partida com Ian Nepomniatchtchi:



Classificação Parcial após a 10a. Rodada:


Resumo da Rodada Selecionados pela FIDE:

                    

Pela 11a. Rodada, teremos os seguintes embates:

Comentários