3a. Rodada: Valdo Chaves lidera!

Sem nenhum atraso foi iniciada a 3a. Rodada do 19o. Campeonato Municipal de Xadrez. Com mais partidas esperadas, como na disputa dos 100% na mesa 1, a jovem promessa João Guilherme Braga enfrentado na mesa 2 o hexa campeão Rafael Pimentel e na mesa 3 Antonio Carlos dos Santos enfrentando Paulo Rezende. Na mesa 4 tivemos Nauê Oliveira enfrentando o jovem Lucas Aquino recém subido de categoria.




Na mesa 01, o duelo do 100%, finalizou com uma boa vitória de Valdo Chaves sobre Leandro da Silva, depois de 8... c5, as brancas ficaram uma ligeira vantagem que se sustentava até 13. Cb3?!, onde a sequencia com 13. c4!? Cf6 14. Tc1 parecia ser mais interessante para as brancas. Todavia, após Cb3, as negras jogaram Dd6 que ainda deixaria confortável se ao condutor das brancas tivesse novamente o c4 que a posição pedia e ao jogar 15. c3, praticamente igualou a posição. Após 17... Cg7, a posição estava igualada e bastava jogar 18. Dc2 para combater a possibilidade das brancas de fazer um peão passado. No entanto, com o lance 18. e4, as brancas começam a ficar pior na posição e a sequencia de lances Bb5, cxd5 e Bxc6 acabou deixando clara a vantagem das negras que agora possuem um peão passado em 'd' com apoio do peão de 'c' e peças pesadas em seu encalço. De anda adiantou o esperneio das brancas que abandonaram no lance 32.

Na mesa 02, Rafael Pimentel enfrentou o jovem João Guilherme Braga e fizeram uma partida interessante e burocrática. Na abertura as brancas tiveram ligeira vantagem, mas não realizou lances incisivos e acabou igualando a posição. No lance 14. dxe5, as negras poderiam ter jogado c4 e seguir da seguinte forma: 14. dxe5 c4! 15. Bc2 Ce4 16. Ce4 dxe4, dando a possibilidade de as negras usufruírem da casa e3. No entanto, as negras jogaram 14. Ce4 direto e após trocá-lo com o Cd2 acabou auxiliando na dobra das Torres na coluna semi-aberta das brancas. A troca dos bispos de cor branca e das Damas acabou favorecendo as negras, mas o lance 19.... g5! escapou das negras, que jogou 19... Ta7, dando a possibilidade de as brancas explorar a coluna 'd'. Depois de 21. c4, as negras poderiam ter jogado g5! novamente, que daria além de espaço, complicaria o posicionamento e as manobras do Bispo das brancas. Mesmo assim, as negras ficaram com ligeira vantagem. As brancas tinham um plano básico, pressionar b6, e lá foi as manobras de Td3, Tb3, Tb5, Td3 e Tdb3. Após o lance 28... f6?!, as negras pecaram por causa da debilidade gerada em g7, fazendo com o Rf7 fosse uma das poucas alternativas de defesa. Após 31... Bd8, as brancas ganham material e começa a pressionar com 35. Tb7+, que as negras deveriam jogar Rf8 para segurar o ataque das Torres, mas ao jogar 35... Rg6, as negras sofreram com a sequência de Tg3+. Seguindo com 36... Rh6 37. Tbxg7 h4 38. T3g6+Rh5 39. exf6 (Neste lance Rafael Pimentel deixou passar o mate com a sequencia 39. Txf6 e3+ 40. Rd2 Txc4 41. Tg5#) 39... Tb4 e seguiu por mais alguns lances até João Guilherme abandonar a partida.

Na mesa 03, outra partida esperada foi entre Antonio Carlos dos Santos e Paulo Rezende, mas as coisas não foram tão bem quanto o Antonio Carlos esperava. Jogando Gambito da Dama Recusado, as brancas fizeram o lance 6. Bg5, movimentando a mesma peça duas vezes na abertura, mas que poderia deixar um problema futuro. Após 6... cxd 7. Cxd4? (o correto seria 7. exd4) dxc5 8. Bxc5 (melhor seria ter jogado 8. Bxf6) as brancas jogaram 8... Da5+ ganhando peça. O abandono foi inevitável após as negras capturarem o Bispo.

Depois dessa derrota Antonio Carlos, com apenas 1 ponto em 3 possíveis, ficou para trás na corrida pelo título.



 





Pelo match de disputa da categoria Sub-12 os jovens Pedro Henrique e Ana Beatriz fizeram uma disputa intensa que acabou finalizando em empate. Na próxima partida, sexta-feira, dia 22 de janeiro, será a grande final, onde Pedro Henrique joga com a vantagem do empate.




Veja outras fotos da 3a. Rodada:






Pela 4a. Rodada teremos os seguintes matchs:




Informamos que sob o patrocínio da Studio Personal e da VitalFisio, teremos no próximo sábado a Final do Campeonato Municipal de Xadrez Rápido de 2015, o vencedor será considerado o melhor jogador de partidas rápidas do ano passado. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através dos seguintes contatos:

E-mail: rafaellfavarin@gmail.com
Whatsapp: 98105-5191


Comentários