Aberto do Brasil Clube de Xadrez Cidade Velha - Belém/PA

Ocorreu entre os dias 30 de abril a 03 de maio na cidade de Belém, Pará, o Aberto do Brasil Clube de Xadrez Cidade Velha, com a participação de 49 enxadristas de 9 Estados do País. Dentre eles, o único representante do Estado de São Paulo foi o enxadrista Cleber Alex. 



O torneio teve a participação de Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Candidatos a Mestre e de Mestras Fide. Os Grandes Mestres presentes foram os GM's Rafael Leitão (2628) e Krikor Mekhitarian (2572).


Veja como foi o torneio do enxadrista Cleber Alex (2037) representante do xadrez guairense no evento:


Na mesa 16, de negras, Cleber Alex triunfou sobre o enxadrista paraense Luiz de Paula Miranda (UR).

Pela 2a. Rodada o enxadrista Cleber Alex enfrentou de brancas o Mestre Internacional argentino Leandro Perdomo (2419) na mesa 03. Infelizmente não conseguiu fazer uma boa partida e foi derrotado pelo hermano radicado em Goiás.

Após a derrota, Cleber Alex caiu para a mesa 12 para enfrentar de negras o paraense Rodrigo Massoud (UR) e saiu vitorioso após acumular várias vantagens durante a partida. Enquanto isso os Grandes Mestres e Mestres Internacionais estavam 100% e começariam embates entre eles na próxima rodada.

Pela 4a. Rodada, além do embate de Cleber Alex contra o amazonense Sérgio Farias (1599), teríamos as partidas do MI Rodi x GM Leitão e GM Krikor x MI Perdomo. Cleber Alex fez a sua parte e saiu vitorioso, enquanto isso Krikor vencia a sua partida e na mesa 1, a zebra andou aparecendo! O favorito Rafael Leitão tinha melhor posição na partida, mas não conseguiu arrematar e o MI Luis Rodi aproveitou a oportunidade. Com a palavra o GM Rafael Leitão:

"No quarto confronto, perdi de pretas para o MI Luis Rodi. Esse dramático encontro foi o divisor de águas em meu torneio. Talvez esta tenha sido a partida mais “ganha” que já perdi em toda minha vida. Saí com grande vantagem logo na abertura, depois coroei uma dama e em um momento tinha uma sequência de mate. Mas, como expliquei na recente palestra “Como Analisar Suas Partidas”, o importante é aprender com as lições. Rodi aproveitou bem a chance quando ela apareceu."


Na 5a. rodada Cleber Alex enfrentou o Candidato a Mestre amazonense Victor Gabriel (2112) e, jogando com as peças negras, não conseguiu fazer o ponto e foi derrotado. O GM Krikor venceu o MI Luis Rodi e lidera com 100% de aproveitamento.

Pela manhã de domingo, na disputa da 6a. rodada, o enxadrista Cleber Alex enfrentou de brancas o maranhense Valdecir Silva (1753) e saiu vitorioso. Com isso, Cleber Alex ocupava a 13a. colocação no torneio com a mesma pontuação que o 6o. colocado. Uma vitória na última rodada e o enxadrista conquistaria uma excelente colocação. Enquanto Krikor faria mais uma vítima, o CM Victor Gabriel foi para a mesa 1 e foi derrotado pelo GM que segue 100%.

Cleber Alex precisava vencer e acabou enfrentando o atual campeão amazonense, Andrey Neves (2127). A partida foi emocionante, sendo uma das últimas a terminar, levando os dois jogadores ao apuro de tempo. Infelizmente a vitória não veio, e o empate foi o resultado.

Com esse resultado, o enxadrista Cleber Alex ficou com a 14a. colocação, onde se tivesse obtido a vitória estaria posicionado na 6a. colocação.

Veja a Classificação Final do Evento


Resumo

Cleber Alex
4 vitórias
1 empate
2 derrotas
Colocação: 14o. lugar
Variação de Rating: -2,6

Mais informações:


Parabéns ao enxadrista Cleber Alex pelo empenho e força de vontade em disputar um evento fora do eixo de São Paulo e representar, além do Xadrez Guairense, também o Estado de São Paulo.

Comentários