Polêmicas no Xadrez!

Os últimos dias tem sido movimentado no xadrez mundial, e não pela disputa do Campeonato Mundial, não por algum outro GM (Grande Mestre) ter aparecido e muito menos por um jovem enxadrista vencer um Grande Mestre experiente e  ser chamado de "o novo Fischer". Os grandes fatos alarmantes ocorreram na disputa do título Americano de Xadrez e no Aberto de Dubai, um envolvendo um top GM Wesley So (2788), e o outro envolvendo um GM da Geórgia, Gaioz Nigalidze (2566).

  • Atualmente, o n° 8 do mundo, Wesley So foi advertido pela arbitragem por fazer algumas anotações para ajudar a sua concentração, ao reincidir e o GM Akobian reclamar o ponto, o árbitro entendeu que o GM recém naturalizado americano, So, estava infringindo alguns itens do artigo 12 que fala sobre a conduta dos jogadores durante a partida, dentre elas distrair o adversário, fazer uso de anotações e na planilha poderá ser utilizado para apenas anotar os lances, o tempo, propostas de empate ou outros dados relevantes. Enfim, após a reclamação do GM Akobian, o árbitro decretou a derrota do jovem enxadrista. 
Alguns enxadristas renomados se posicionaram sobre o tema, vejamos:

Susan Polgar: "Quando ele estava em Webster, foi-lhe dito pelo menos uma dúzia de vezes por seus companheiros e treinadores para não fazer isso."


Garry Kasparov: "[...] Eu não quero julgar as decisões tomadas por Tony rico porque eu entendo eles seguiram as regras. Mas o próprio fato de que um bando de idiotas em FIDE criou essas regras diz tudo sobre essa organização. Eu pensei que, por exemplo, eu poderia ter sido desqualificado em todos os jogos, porque eu costumava tomar notas do meu tempo para cada movimento. Eu acho que muitos jogadores da minha geração fez isso. Eu acho que é bastante surpreendente que não enxadristas devem aprender mais sobre as regras, que são alteradas contra eles, do que sobre a abertura de preparação, porque você pode ser desclassificado por alguma regra estúpida, inventada por um bando de idiotas senis." [ver a matéria completa: Garry Kasparov on the Wesley So Incident: "This Rule Was Invented by a Bunch of Idiots at FIDE"]

Rafael Leitão: "Confesso que já presenciei situações semelhantes durante minha carreira. Mas meus adversários, no que me causava extrema irritação, confesso, geralmente escreviam variantes ou então pontuavam os lances com !, !?, ? etc. Como o nível de quem costuma fazer isso é, digamos, não muito avançado, nunca me preocupei em reclamar. Mas o que So escreveu foi algo diferente. Não variantes ou exclamações, mas sim frases motivacionais. Será que esse foi o seu segredo para a repentina ascensão rumo à elite? E eu que achava que eram suas aberturas bem preparadas e seu cálculo de variantes... E pensar que nunca acreditei em motivação esportiva! O árbitro, Tony Rich, deu uma entrevista para o site oficial, na qual explica o ocorrido. Tony, claramente, estava estupefato. So já havia sido advertido duas vezes durante o torneio. Dessa vez o árbitro perdeu a paciência. A decisão é polêmica, mas não se pode admitir um atleta de elite tendo um comportamente tão juvenil quanto este!" [ver o site da Academia Rafael Leitão: Wesley So perde em apenas 6 lances no Campeonato Americano!]

O GM Wesley So posicionou-se em sua rede social:


"Eu tenho tido problemas para me concentrar, então eu escrevi uma nota para mim mesmo em um pedaço do papel. [...]" O GM ainda pediu desculpas por não conhecer essa regra.

No outro dia, durante análise da sua vitória sobre o GM Gata Kamsky, So soltou o verbo e chegou a dizer que o seu adversário queria ganhar o ponto sem qualquer sacrifício, como verificado na postagem do GM Rafael Leitão (Ver na íntegra).

O comentário incomodou o GM Hikaru Nakamura que disse em seu twitter: "Comentários vergonhosos e desrespeitosas feitos por So, acerca de Varuzhan Akobian. Culpa todos, exceto a si mesmo por quebrar as regras."

Veja o vídeo do momento em que o árbitro Tony Rich declara a derrota do GM Wesley So:


Veja fotos do ocorrido:




Outros sites:

  • O atual campeão da Geórgia (2013-2014) GM Gaioz Nigalidze (2566),  protagonizou grande repulsa de inúmeros enxadristas ao ser pego no 'doping'. O GM Tigran L. Petrosian (2660) desconfiou que o seu adversário saia constantemente em lances críticos para ir ao banheiro e acionou a arbitragem. Em seguida, os árbitros revistaram o enxadrista da Geórgia, mas nada identificaram... um pouco depois verificaram que o GM visitava sempre a mesma cabine do banheiro e descobriram embrulhado no papel higiêncio um aparelho celular e um fone de ouvido. O georgiano tentou negar, mas ao acessar o aparelho, nele continha um acesso a um site com os dados do GM Nigalidze analisando a partida que estava em andamento. Com isso, o GM foi banido do torneio e poderá ficar até 3 anos sem disputar eventos oficiais.

Mais uma vez, os GM's se manifestaram:

Rafael Leitão: "Eu sinceramente acho que esse episódio é repugnante e merece uma severa punição da FIDE. Nigel Short pensa o mesmo, tendo publicado no seu twitter que o trapaceiro deveria perder o título de GM (o que eu concordo) e ser banido dos torneios de xadrez." [Veja a matéria completa: Novas polêmicas no mundo do xadrez: GM é expulso do Aberto de Dubai e Wesley So solta o verbo]

Nigel Short se manifestou em seu twitter: "Aqui alguém que deve ser destituído do título de GM e imediatamente banido."



Outros sites:

Amanhã será disputada a última rodada do Aberto de Dubai. O GM Alexandr Fier está disputando o evento e conquistou 5,5 pontos em 8 possíveis. [Ver no Chess-results]

Comentários