Entrevista: Nauê Oliveira

Aproveitando para abrir uma nova sessão e atividade do Xadrez Guairense, mas que não é desconhecida do público enxadrístico, é quanto a entrevistas. Tentarei trazer um pouquinho dos enxadristas que representam o xadrez do município e que a cada dia se dedica na arte de Caíssa para seu aperfeiçoamento como ser humano e atleta.



Neste 1o. episódio, teremos a jovem enxadrista Nauê Oliveira, de 15 anos, estudante do CVE Irum Curumim. Vamos lá:



Xadrez Guairense) Como o xadrez chegou em sua vida?

Nauê Oliveira) Minhas escola deu início ao projeto de xadrez. Alguns amigos começaram a fazer e sempre falavam algo e foi onde tive oportunidade e interesse de aprender os movimentos básicos com a professora Marta e depois  aprimorar meus conhecimentos com o Professor Paulo.


XG) Quais/qual o seu principal título na modalidade? Dentre as conquistas qual foi inesquecível?

NO) Foram algumas conquistas dos Municipais e na Liga do Enxadrista. Meu primeiro troféu no meu primeiro torneio. Isso foi inesquecível!


XG) Como foi a experiência de disputar os Jogos Regionais pelo seu município em 2014?

NO) Tive oportunidade de ser 'Bixete', conhecer novos enxadristas, jogar ao lado de uma Equipe ótima  e REPRESENTAR minha cidade... muitas risadas e brincadeiras. Isso tudo foi gratificante pra mim!


XG) Como vê o xadrez feminino no mundo atual? Tem algum ídolo(a) ou torce para alguém? 

NO) Xadrez Feminino não é tão grande igual o Masculino, além da premiação. Temos ótimas jogadoras e a tendência é crescer cada vez mais. Ídolo não tenho, mas torço para os enxadristas Carlsen, Judit Polgar e Vanessa Feliciano.


XG) Quais os sites que acompanha para ver informações do xadrez brasileiro e mundial?




XG) O que falta para o xadrez ser uma modalidade maior?

NO) As escolas tomarem iniciativa de colocar o xadrez mais cedo possível na vida das crianças e sempre incentivando a participar de torneios.


XG) Espaço aberto para você:

NO) Agradeço ao Paulo e a Marta por terem ensinado, aos meus amigos enxadristas, pelas oportunidades de jogar torneios e representar minha cidade. Espero que também o Xadrez na nossa cidade cresça cada vez mais. E que venham mais torneios!



Nauê, obrigado pela dedicação e vontade que possui para com o xadrez do seu município. Todos do Xadrez Guairense agradece a sua paciência e sinceridade nas respostas. Os Profs. Paulo Rezende e Marta Komatsu fizeram um bom trabalho!

Esperamos que haja mais iniciativas públicas e privadas como tem ocorrido em nosso município, onde a Prefeitura Municipal, a Coordenadoria de Esportes, as Escolas Estaduais e as Escolas Privadas apoiam e incentivam o xadrez no município.

Comentários