Entrevista: Gabriel Venceslau

Dando continuidade ao projeto de dar visibilidade aos enxadristas de Guaíra, teremos a oportunidade de evidenciar um jovem com muito talento, constante, participativo e muito educado.


Neste 2o. episódio, teremos o jovem enxadrista Gabriel Venceslau, de 14 anos, estudante do CVE Irum Curumim... vejamos as impressões do enxadrista:


Xadrez Guairense) Quando e como começou a jogar xadrez?

Gabriel Venceslau) Bom, quando eu tinha uns 8 ou 9 anos eu ganhei um tabuleiro de xadrez porém eu não sabia jogar e então fui fazer aulas na casa de cultura, eu fiz pouco tempo de aula e só voltei a jogar quando o professor Paulo Rezende e a Professora marta começaram a dar aula de xadrez no Irum Curumim.


XG) Conte um momento marcante pra você relacionado ao xadrez.

GV) Os Primeiros jogos regionais que participei foram de longe a experiência mais marcante que tenho relacionado aos xadrez, conheci pessoas, me diverti e aprendi muitas coisas e, ainda, tive a honra de trazer uma medalha para casa.


XG) O que pretende conquistar com o xadrez? E como vê a modalidade no cenário municipal? 

GV) Pretendo melhorar bastante para conseguir ajudar o CXG em todos os torneios em que nos inscrevermos e fazer com que essa modalidade cresça não só na minha cidade como também no Brasil. O xadrez no Brasil é bem forte e creio que somos capazes de grandes conquistas, o xadrez brasileiro está crescendo e tem potencial para crescer ainda mais!


XG) Como foi defender Guaíra nos Jogos Regionais e já se imaginou na disputa dos Jogos Abertos do Interior?

GV) Sim, eu imagino que independente do resultado dos jogos vai ser mais uma oportunidade das quais eu vou ter orgulho de participar.


XG) O que acredita faltar para o Xadrez Guairense ter mais atletas e maior visibilidade no cenário nacional?

GV) Acho que o xadrez guairense tem potencial para crescer bastante, só precisa de que as pessoas deixem de pensar que se tem que ser inteligente para poder jogar, todos podem alcançar os mesmos resultados desde de que se esforcem.


XG) Quais as maiores dificuldades de atleta da modalidade?

GV) No meu caso estudar xadrez e as matérias escolares, eu sou meio preguiçoso e isso me atrapalha bastante.


XG) Quais os seus ídolos Venceslau?

GV) Eu não tenho nenhum ídolo atual, mas admiro muito e estudo as partidas do Capablanca e do Fischer

XG) De que modo o xadrez influência na sua vida? 

GV) O xadrez me ensinou muitas coisas e continua a ensinar. O xadrez me deu ótimos amigos e se tornou mais do que um passatempo e sim parte da minha vida.


XG) O que o xadrez significa para você?

GV) O xadrez  é uma das minhas paixões, não consigo mais pensar em como seria minha vida caso eu não tivesse conhecido o xadrez.




Gabriel "Venceslov"... todos os envolvidos com o xadrez fica contente de ver a sua visão sobre o xadrez municipal, nacional e, também, as suas impressões sobre você mesmo. Agradecemos a sua sinceridade, constância e responsabilidade na participação dos eventos, por ser um dos enxadristas com maior número de presenças nos torneios e eventos do Clube de Xadrez. A sua participação na equipe dos Jogos Regionais foi fundamental, obrigado por apoiar e acreditar que essa modalidade é muito importante para o crescimento de todos.

Parabéns!

Comentários