Jogos Regionais 2010 - Sertãozinho

Entre os dias 12 e 16 de julho, na cidade de Sertãozinho, foram disputados os 54o. Jogos Regionais. Dentre as inúmeras modalidades, Guaíra também participou do Xadrez nas categorias Livre Masculino e Sub-21 Feminino, ambas na primeira divisão.

Os grupos ficaram divididos assim:

O quadro está da forma que foi disponibilizado nos boletins da SEJEL
no site dos Jogos Regionais de Sertãozinho.

Obs1.: Como podem observar Itápolis está inscrita em duas categorias: 1a. Divisão Livre e 2a. Divisão Livre, ambas masculino. Este erro deveu-se ao fato de Monte Azul Paulista não ter equipe inscrita na modalidade, Itápolis 'herdou' a vaga para disputar a 1a. Divisão.

Obs2.: Outro fator importante a ser observado é quanto às equipes de Franca no Livre Masculino e Feminino, ambas da 1a. Divisão que cancelaram a participação de seus atletas. No xadrez obtivemos as informações do blog do MF Ivan K. Nogueira: Brazilian Chess / Polêmica.

Obs3.: Nuporanga (Masculino Livre 2a. Divisão), Ituverava (Masculino Sub-21 2a. Divisão) e São Joaquim da Barra (Feminino Livre 2a. Divisão) não participaram dos Jogos.

Obs4.: o município de Dobrada foi integrada na 2a. Divisão Livre Masculino.

A coordenação de todo o evento ficou por conta da competentíssima Raquel da Secretaria de Esportes e Lazer, que é quem normalmente está por lá. A arbitragem ficou por conta da Federação Paulista de Xadrez com seus árbitros cadastrados na Sejel e em nossa região foram:

- André Salama; e

- Marcos "Masp" Antonio.

Desde um início um pouco tumultuado, mas organizado pelos árbitros que fizeram um ótimo trabalho, além de esbanjarem simplicidade, humildade e alegria nos trabalhos, estreitaram o relacionamento entre o Árbitro / Enxadrista o que deixou a presença de ambos bem mais agradável para continuidade do evento e também para os futuros eventos.

As equipes de Guaíra, como aparecem no quadro acima, foram inscritas no Masculino Livre 1a. Divisão e no Feminino Sub-21 1a. Divisão.

Equipe Masculina:

1. Raphael Martins Tenório
2. Rafael Antônio Blanco
3. Rafael Favarin Pimentel
4. Paulo Aparecido Rezende
5. Cleber Alex da Silva
6. José Roberto de Oliveira Jr.
7. José Roberto de Oliveira

Dentre os sete jogadores inscritos apenas quatro puderam comparecer nas 5 rodadas. Raphael Tenório, Paulo Rezende e Cleber Alex estiveram profissionalmente impossibilitados de participar do evento. Dentre eles, destaca-se a presença fiel em seu horário de almoço do enxadrista e amigo Cleber Alex.

Os quatro enxadristas que "restaram" disputaram o torneio com a célebre camisa alvi e vinho da parceria AAS-São José-Guaíra e fizeram o possível para honrar essas cores da melhor maneira, veja abaixo os confrontos das equipes e individuais:


Como puderam perceber, a nossa luta se limitava na busca de um possível terceiro lugar dependendo de resultados, inclusive dos nossos, mas logo na primeira rodada, ser derrotado por 4 a 0 foi impactante e, logo em seguida, enfrentar a equipe que seria mais nivelado com a nossa cidade. Esse match era importantíssimo, definiria o 4o. lugar e a possibilidade de buscar o 3o., mas outra derrota fez com que essa busca se complicasse imensamente.

Veja também abaixo tabela ilustrativa com o aproveitamento de cada enxadrista da equipe masculina:


Equipe Feminina:

1. Sara Leal
2. Lais Amanda Ribeiro Pimentel
3. Rebeca Fernanda Pereira
4. Maryadiney Carvalho
5. Junia Laura Andrade Brito

Dentre as cinco enxadristas inscritas, Sara Leal e Maryadiney Carvalho não puderam comparecer por motivos de ordem pessoal o que fragilizou a equipe em 25% dos pontos e a cada rodada perdemos um tabuleiro sem ao menos ter chances de jogar.

Com isso, as três enxadristas, Lais, Rebeca e Junia Laura já perceberam de imediato que seria complicado a luta pelo título. E mesmo com esses desfalques que fizeram a diferença, a equipe feminina saiu com apenas uma derrota, na estreia, contra Batatais, que acabou sagrando-se campeã. Veja abaixo a tabela dos resultados da equipe feminina e os resultados individuais.


A rodada inicial e a falta de ritmo tirou a possibilidade de um título logo na primeira rodada com a equipe de Batatais "errando" a escalação e tendo a "sorte" que não escalaríamos o tabuleiro 01, e a jovem Adriana Bonvini, ainda iniciante, conquistou o ponto de WO sobre Sara. A derrota neste match fez a diferença visto que Guaíra empatou os matchs contra Barrinha e Araraquara e a vitória com menos um ponto sobre Sertãozinho também fez a diferença no final, portanto, foram, no mínimo, 4 pontos desperdiçados que poderiam trazer o título para o nosso município e mesmo assim, com esses desfalques e pontos desperdiçados, na última rodada dependíamos de uma vitória no confronto de Barrinha x Batatais e de uma vitória simples da nossa equipe para sairmos com a medalha de bronze, mas o empate com Araraquara acabou sendo venenoso para ambas as equipes, Araraquara sem o título e Guaíra sem a medalha de bronze. Infelizmente não foi dessa vez.

Veja também abaixo tabela ilustrativa com o aproveitamento de cada enxadrista da equipe feminina:


O Torneio reservou várias emoções, como no masculino em que Batatais surpreendeu todos com vitória sobre Matão e empate com Ribeirão Preto. E no feminino que na última rodada meio ponto faria a diferença para definir qual município seria o campeão. Outro dado interessante foi que as equipes que Guaíra enfrentou na estreia, tanto no masculino como no feminino, foram as campeãs.

No masculino, a classificação final ficou assim:

1° Ribeirão Preto 29,0
2° Batatais 26,5
3° Matão 19,5
4° Itápolis 16,0
5° Guaíra 13,5
6° São Joaquim da Barra 5,0

No feminino, a classificação final ficou assim:

1° Batatais 20,0
2° Araraquara 18,5
3° Barrinha 15,0
4° Guaíra 13,5
5° Sertãozinho 3,5

Informações nos sites:
Para informações quanto aos Jogos Regionais, veja os links abaixo:
Veja Fotos

Árbitro Masp

Rebeca e Salama

Momento descontração em que o tabuleiro da equipe feminina chegou a tempo da disputa da última rodada (rs).

(Lais Pimentel, Rafael Blanco, Rebeca Pereira e Junia Laura)

Importante comentar também os resultados das outras categorias que ficou assim:

Categoria Livre Masculino 2a. Divisão:
1. Orlândia
2. Dobrada
3. Ipuã

Categoria Livre Feminino 1a. Divisão:
1. Ribeirão Preto
2. Matão

Categoria Livre Feminino 2a. Divisão:
1. Altinópolis

Categoria Sub-21 Masculino 1a. Divisão:
1. Barrinha
2. Araraquara
3. Sertãozinho
4. Boa Esperança do Sul

Categoria Sub-21 Masculino 2a. Divisão:
1. Américo Brasiliense
2. Jaboticabal
3. Altinópolis
4. Cândido Rodrigues
5. Ibitinga
6. Terra Roxa
7. Cravinhos

Categoria Sub-21 Feminino 2a. Divisão:
1. Américo Brasiliense
2. Jaboticabal

Aproveitamos para agradecer o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra, em nome do Coordenador de Esportes Paulo Rocca e todos os funcionários que desempenharam suas funções nesses 15 dias em Sertãozinho.

Enquanto isso...
  • Na Espanha, Krikor e Fier disputaram o Open Villa Besnasque em que na classificação final ficou com o GM Fier na 5° colocação e o (por enquanto) MI Krikor na 15° colocação. Ambos angariaram pontos de rating, 16,2 e 5,2, respectivamente. Veja mais informações no "Blog do Krikor" e a Classificação do Torneio.
  • E por falar em, "por enquanto" tal título, teremos no dia 25 três enxadristas que deixarão os seus títulos para receber um grau acima. Felipe de Cresce El Debs, MI, receberá o título de Grande Mestre, sendo o 9° do Brasil a conquistar esse título, Krikor Sevag Mekhitarian, MI, receberá também o título de Grande Mestre, sendo o 10° do país. Já Roberto Junio Molina receberá o seu título de MI sendo o 29° do país. Dados oriundos do 'Blog do Krikor'. Veja a tabela aplicativa dos enxadristas do mundo que receberão seus respectivos títulos. Destaque para o enxadrista Azamat Utegaliyev, do Cazaquistão, que possuia 2288 de pontos em julho de 2009 e após 22 partidas conquistou 139 pontos e os seus títulos de MI em dois torneios, Azamat tem 19 anos.
  • Acompanhem no blog do paranaense Israel Kruger, uma entrevista exclusiva com o GM Francisco Vallejos Pons, em "Blog do Krüger".

Comentários