Aberto do Brasil de Barrinha - Memorial Walter Merli

Terminou um evento badalado da nossa região, o Aberto do Brasil de Barrinha, realizado de 2 a 4 de julho com 4,5 mil reais em premiação e uma impecável organização pelo pessoal de Barrinha que mais uma vez foi dirigida pela competente Maria Brandão.
.

.
Tivemos 76 jogadores inscritos e a presença de 71 deles. Entre os enxadristas que disputavam o título estava o MI Everaldo Matsuura, o MF Evandro Amorim e MF Luismar Brito, além do titulado CM Armen Proudian, o enxadrista Vinícius Torsani que venceu o IRT u2200 - Memorial Canarinho em Ribeirão Preto recentemente e Renan Brandão, pré classificado para a Semi Final do Brasileiro e venceu recentemente o I IRT Mogiano, também realizado em Ribeirão Preto. Dentre tantos destaques, salientamos a presença de Rebeca Pereira, representante de Guaíra. Além dela abrilhantaram a categoria feminina a enxadrista Vitória Ramillo, Virginia Lagrange, Tainá Barbosa, Larissa Alves Lima, Roberta Souto, Yasmin Constantino e Jessica Januário.
.
Na primeira rodada, tirando os WO's, nada mais a salientar quanto aos resultados visto que quem tinha mais rating venceu.
.
Na segunda rodada, já deparamos com o empate entre Luis Paulo Supi (2160) e Marcio Brandão (1920) e a vitória de Willian Tomaz (UR) sobre Renan Brandão (2054). Nesta mesma rodada, Rebeca Pereira chegou ao meio ponto ao empatar com Felipe Parelho (1600).
.
Na terceira rodada, começaram os embates entre os favoritos, Vinicius Torsani e Matsuura se enfrentaram, melhor para o MI. Armen e Luiz Abdalla empataram, Willian Carlos (2001) empatou com o enxadrista Renato Batista (2190) e Vitória Ramillo venceu Aparecido Macri Junior.
.
Na quarta rodada, Evandro Amorim e Silvio Shiroma, Tiago Rodrigues e Luismar Brito e Renato Batista e Luis Paulo Supi, empataram, o que deixou Matsuura, que venceu Ricardo Palozi, com 100% de aproveitamento tranquilo na ponta.
.
Na quinta rodada, Matsuura e Evandro Amorim, Luismar e Luiz Abdalla empataram. As 4 vitórias consecutivas renderam ao Mestre Internacional a possibilidade de empatar tranquilamente esta partida. Na mesas subsequentes, Silvio Shiroma, Ricardo Palozi, Renato Batista, Luis Paulo Supi, Vinicius Torsani, Fernando Henrique e Evandro Brandão, venceram seus respectivos adversários os deixando ainda na briga pelo título. Melhor para Silvio Shiroma que alcançou a mesma pontuação do MI Matsuura.
.
Na sexta rodada, o embate oriental na mesa 1 decidiria o torneio. MI Matsuura com as peças negras e Silvio Shiroma com as peças brancas. E "desse mato não saiu coelho", EMPATE! Nas mesas subsequentes os vitoriosos alcançaram os dois enxadristas com 5 pontos: Evandro Amorim, Evandro Brandão, Luiz Abdalla e Ricardo Palozi.
.
Seis enxadristas terminaram o evento com 5 pontos e o melhor critério de desempate foi do MI Everaldo Matsuura, seguido por Evandro Amorim e Evandro Brandão. Ricardo Palozi, Luiz Abdalla e Silvio Shiroma completaram o primeiro bloco dos 5 pontos.
.
.

.

Ao término do Torneio, a enxadrista Rebeca Pereira, conquistou 1,5 pontos e jogando contra 5 jogadores Fide, pela segunda vez, Rebeca fez apenas 0,5 pontos e uma das exigências para fazer o bloco é conquistar 1 ponto inteiro para o primeiro bloco.

Veja mais informações:

Agradecimento especial ao AA Eliseu Batista pelas informações atualizadíssimas sobre o Rating Fide!

Comentários