Resultados, Fotos e Entrevista com a Campeã (Sub-18 Feminino)

O Xadrez Guairense vem para dar encerramento à cobertura feita do Campeonato Paulista Sub-14 e Sub-18. Com isso, trazemos a tona os resultados e algumas fotos que os enxadristas e outros participantes enviaram.




Fotos enviadas por:
Eliseu Batista

Classificação Final:



Ainda com exclusividade, Vitória Ramillo falou um pouco sobre como começou a sua vida enxadrística, os seus primeiros passos (ou xeques), quem a incentivou, o que contribuiu para o seu crescimento enxadrístico e dicas para estudo. Veja abaixo:

Vitória Matheus Ramillo, jovem de 15 anos que começou que teve seu primeiro contato nacom o xadrez na Escola Estadual Dep. Bady Bassit, de São José do Rio Preto/SP, participante de torneios escolares desde 2006.

Vitória Matheus Ramillo, possui 15 anos e só neste início de ano já carrega em sua bagagem de títulos o 3o. lugar no Sub-16 feminino e o título de Campeã Paulista Sub-18 feminino, disputado no último final de semana na cidade de Bauru, onde conquistou 6,0 dos 6,0 pontos possíveis.

Em uma conversa rápida mas muito produtiva com a enxadrista ela nos contou sobre o seu início no xadrez, de como sua irmã costumava jogar na escola e mesmo não gostando muito do jogo, mas com o incentivo do professor, começou a jogar e frequentar o treinamento no Centro Esportivo da Prefeitura. Seu Pai e o seu professor foram pessoas que incentivaram e até hoje a incentivam e ressalta que quanto mais joga, mais gosta da modalidade. Os desafios constantes que contém, os estudos para evoluir e a luta por conquistar títulos, o que a deixa muito feliz.

Ao ser perguntada sobre qual o seu ídolo no xadrez, Vitória enaltece o poder que a Grande Mestra Judit Polgar tem em enfrentar os jogadores de altíssimo nível de igual para igual e dentre outros enxadristas também elencou outros Grandes Mestres como Garry Kasparov e seu pupilo Magnus Carlsen, atual n.° 1 do mundo, além da enxadrista Alexandra Kosteniuk.

Vitória também aponta uma crescente no xadrez feminino ao ponto de salientar que a importância do xadrez feminino adentrando com mais potência no xadrez absoluto provaria a igualdade da diferença de gêneros e com isso abranger mais oportunidades às enxadristas do sexo feminino.

Desde o início a leitura de livros, o acesso a internet, jogar com diversos enxadristas, ter apoio do seu pai e familiares, um treinamento com professores foram fatores preponderantes para a sua ascensão na modalidade, pelos seus títulos conquistados e que já leu vários livros. "Li vários livros de xadrez, na minha opinião, todos são bons, desde que você tire o devido proveito deles. Dizem que o "Meu Sistema" do Aaron Nimzovistch é muito bom, o li, e recomendo para aqueles que querem evoluir em competições e torneios.", disse Vitória.

Antes de terminar Vitória disse que dedicaria o título a si mesma, por ter se esforçado, por ter conseguido bons resultados e a todos aos que a ajudaram e apoiaram durante as partidas.

Por final, Vitória deixou uma mensagem a todos os leitores do Blog Xadrez Guairense:

"Primeiramente, quero agradecer por estar respodendo ao blog do Xadrez Guairense que está sempre cobrindo torneios e eventos, por estar aqui, hoje, nessa entrevista falando um pouco sobre a minha conquista no Campeonato Paulista. Para aqueles que me apoiaram, agradeço de coração por tudo que fizeram e ainda fazem por mim. E não se esqueçam: 'Nada é impossível quando se luta pelo que quer!' :)"

O Xadrez Guairense também agradece a paciência de Vitória que nos atendeu de braços abertos.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns Vitória!

te desejo mais Sucesso!

Ana Rothebarth