Memorial Canarinho e Corus.

Vanderley Cason Melo.

O nome bastava. Não precisava dizer mais nada sobre o brilhante organizador de xadrez ribeirãopretano e o quanto se doou a matéria. Desde a aguentar o Name (rs!) até a ministrar diversas aulas nas escolas municipais. Esse foi Canarinho, um grande enxadrista, não foi Mestre nos pontos da Federação Internacional, mas sem dúvidas deixou suas lições que muita gente segue, como se fosse um. Entre os guairenses, Rafael Pimentel deve ter sido o único que teve a oportunidade de jogar contra esse mito do xadrez interiorano. Partida complicada, Inglesa foi a abertura, que 'Canarinho' sabia que o jovem desafiante e com bem menos experiência daria menos trabalho após uma abertura bem fechada e um meio jogo complicado para vencer tranquilamente no final. Dito e feito.

"Conhecê-lo foi uma honra, trocar experiências foi fantástico e conhecer um pouco mais sobre Xadrez sempre é inefável."

(Impressões do Enxadrista Rafael Pimentel sobre Vanderley Cason Melo):

Em Campinas, entre os dias 16 e 24 de janeiro, com cobertura do 'Blog do Krikor' e Hiperchess, foi realizado o Memorial Vanderley Cason Melo, cujo enxadristas:

Av. Rating: 2444,79, Cat. VIII

  1. GM Rafael Leitão (2620)
  2. GM Alexandr Fier (2601)
  3. GM Diego Flores (2599)
  4. MI Sandro Mareco (2526)
  5. GM Andrés Rodriguez (2521)
  6. MI Krikor Mekhitarian (2486)
  7. GM Oswaldo Zambrana (2481)
  8. MI Felipe El Debs (2480)
  9. MI Everaldo Matsuura (2467)
  10. MI Horacio Saldaño (2415)
  11. MI M.V. ‘Ovelha’ Santos (2394)
  12. MI Dragan Stamenkovic (2394)
  13. Ricardo Name (2170)
  14. Gilberto de Nucci (2073)

Esse torneio realizado pela grande organização do Dr. Gilberto de Nucci (como salienta Krikor em seu blog), foi mais uma bela iniciativa para os enxadristas brasileiros com possibilidade de conquistar sua última norma de GM, assim como o argentino Sandro Mareco. O torneio fechado, com suas 13 rodadas distribuidas em 8 dias, sem dúvidas, reservava algumas surpresas em suas rodadas duplas.

Ao término das 91 partidas (download - fonte 'Blog do Krikor') três jogadores chegaram aos 9,0 pontos e os critérios de desempate foram colocados a mesa e o GM Alexandr Fier, seguido pelos MI's El Debs e Matsuura. Entre a 4a. e 6a. colocação com 8,5 pontos ficaram o MI Sandro Mareco e os GM's Leitão e Zambrana. Seguidos pelo MI Krikor com 7,5 e o MI Horário Saldano com 7,0. Os GM's Flores e Rodriguez, respectivamente com 7,0 e 6,5 pontos, se posicionaram nas 9a. e 10a. colocação. As quatro últimas colocações ficaram para o MI Dragan Stamenkovic (4,5) e o MI Ovelha (3,5) - que como sempre acertou o Fier -, Ricardo Name (2,0) e o Dr. Nucci (1,0).

Tabela de Resultados

A mais bela notícia foi a vitória que deu o resultado que todos torceram: El Debs venceu Zambrana! E arrematou a sua 3a. norma de GM tornando-se assim o 9o. GM brasileiro! Sandro Mareco também conquistou a sua 3a. norma e o MI Matsuura ficou por bem pouquinho**.

**ATUALIZADO EM 25.01.10, 22h31

[Após informações da última postagem do 'Blog do Krikor' fundamentando a possibilidade da 2a. norma do MI Matsuura foi recebida e já corrigida pelo AI e Presidente da CBX Pablyto Robert que explicou que o MI fez sim a sua 2a. norma, tornando-se assim um dos candidatos a se tornar o 10o. GM brasileiro. Sua primeira norma foi em Guarapuava/ES quando foi 2o. colocado a frente do GM Mecking - VEJA -.]

Antes de iniciar os comentários sobre o Torneio Corus Chess, o Clube de Xadrez - site do Gersinho - evidenciou a reportagem do jornalista Alexandre Salvador sobre o GM Magnus "SuperNova" Carlsen (desculpe o plágio Sigrist) que sairá na Revista Veja no próximo dia 27, entitulada como: "O garoto de meio milhão de jogadas". Sem dúvidas é o principal nome entre os enxadristas pelo mundo e, ao alcançar o topo do rating, aos 19 anos tem feito muitos jornalistas darem uma olhada a esta modalidade, assim como foi o Diamant sendo GM tão cedo e com o Fier chegando a 26.. e tá rá rá e a mídia cresceu os olhos para o lado do GM Brasileiro. Mas, é preciso salientar que o 'Super Boy' é movido a suco de laranja e não de óleo turbinado. Bem...

Na Holanda, na disputa pelo Corus Chess, 14 enxadristas estão na disputa do título e o GM Shirov vem levando a melhor com 6,0 pontos em 8,0 possíves. Seguido pelo xodó da mídia Magnus Carlsen e Kramnik com 5,5 poos. Veja a classificação parcial:

1. A. Shirov 6,0
2. M. Carlsen, V. Kramnik 5,5
4. H. Nakamura 5,0
5. S. Karjakin, L. Dominguez, P. Leko, V.Ivanchuk 4,0
9. V. Anand 4,0
10. F. Caruana 3,5
11. S. Tikiakov, N. Short 2,5
13. L. van Wely 2,0
14. J. Smeets 1,5

Triste ficam os enxadristas Alexandre Sigrist e Rafael Pimentel que idolatram o Holandês Loek van Wely e o vêem sempre caindo pelas tabelas. Para seguir as partidas ao vivo clique em...



Outro fato a ser relacionado e descrito é o blog do momento, Vida em Miniatura, onde é evidenciada a Rádio Xadrez que traz informações, entrevistas e muito entreterimento ao público que fica cada vez mais assíduo. Veja as publicações:

Sites:

Comentários