Aberto Absoluto - Mato-grossense - Memorial Marechal Cândido Rondon

Ao melhor calor do Mato Grosso iniciou nos dias 19 e 20 de dezembro o torneio que evidenciaria o campeão do estado, bem como o campeão do circuito do Clube de Xadrez Rio Vermelho. Demonstrando a capacidade em organização e todo o conjunto entre os enxadristas do Clube, o grande Semaías - Diretor Técnico, Edimar dos Anjos - Diretor de Publicidade e o Presidente do Clube, Dyego Rodrigo, ao o evento que obteve a presença de 29 enxadristas e grande expectativas quanto aos inscritos, pois, dentre eles estavam alguns dos melhores do estado. Mas o motivo para este blog enaltecer a disputa do título mato-grossense é a presença do Guairense Rafael Pimentel que conjuntamente a Ana Vitória Rothebarth foram para a disputa.

O cronograma previa 4 rodadas no sábado e 2 no domingo com o tempo de reflexão de 60 minutos para cada jogador. Ana Vitória teve uma caminhada tranquila até a 3a. rodada, onde Rafael Pimentel já havia tropeçado e mesmo sendo o número 2 do torneio não teve tanto sucesso ao ser derrotado pela lenda viva do xadrez do Estado, Joaquim Sobrinho. Ana Vitória pegou o experiente Joaquim e o venceu, enquanto Rafael Pimentel enfrentou o proprietário da empresa Contaud, grande incentivadora do xadrez, José Arlindo, onde o guairense saiu como vitorioso.
(Rafael Pimentel x Hadok Cavalheiro)

Ao término da quarta rodada todos já pareciam abatidos com as mais de 8 horas consecutivas de xadrez, e mesmo com um coffee break, entre o término da 2a. rodada e o início da 3a., disponibilizado pela organização os jogadores não ficaram totalmente recuperados. Mesmo assim a quarta rodada, proporcionou grandes embates, como na mesa 1, que Ana Vitória e Daniel Dias fizeram uma disputa empolgante que resultou em empate. Já Rafael Pimentel, agora na mesa 4 não obteve êxtio e foi derrotado por Donizete Langener.
(Alexsandro Silva x Ana Rothebarth)

No domingo, já mais tranquilos e descansados, Rafael Pimentel chegava a apenas 50% de aproveitamento, enquanto Ana Rothebarth com 87,5% se apresentava no batalhão dos 3,5 pontos, junto com Tarciano Bandeira, Elizeu Cleber e Daniel Dias. Ana enfrentou Elizeu, onde saiu derrotada e o deixou para disputar o título com Daniel Dias na última rodada. Rafael Pimentel venceu Willian Coimbra e foi para 3 pontos e na expectativa de vencer na última rodada e ficar, ainda assim, entre os 10 primeiros jogadores.

A última rodada, com Ana Rothebarth e Rafael Pimentel, jogando, respectivamente, nas mesas 3 e 5 venceram suas partidas. Ana contra Donizete Langener e Rafael contra o Presidente do Clube, Dyego Rodrigo. O Campeão foi Daniel dias que empatou com Elizeu Cleber na última rodada que ficou com o Vice-Campeonato.

(Rafael Pimentel - 7o. colocado)


(Presidente do Clube, Elizeu Cleber, Daniel Dias, Ana Rothebarth e Semaías Janson)

O enxadrista Rafael Pimentel com a vitória na última rodada conquistou 4 pontos e ficou na sétima colocação. O torneio para o enxadrista que serviu para marcar o seu retorno, definitivamente, aos tabuleiros avaliou a participação no evento como de importante, quanto a recuperação no domingo, onde as duas vitórias o salvou de uma pífia apresentação. Mas deu para perceber que o Estado do Mato Grosso não existe apenas 2 ou 3 enxadristas fortes mas sim, grandes enxadristas e grandes laços de amizades como os novos amigos Jesus Filho, Tarciano Bandeira, Semaías Janson e Leonardo Stivanelli, além de José Arlindo, Dyego Rodrigo, Donizete Langener entre outros como os já conhecidos Munir Said, Paulo Afonso e Edimar dos Anjos. Além de agradecer à Ana Rothebarth que me indicou bons caminhos a seguir e colaborou com momentos inefáveis e de muita alegria.

A enxadrista Ana Rothebarth com a vitória conquistou 4,5 pontos e ficou com o terceiro lugar, trazendo a melhor colocação da cidade de Cuiabá no evento. O torneio para a enxadrista foi considerado melhor do que o esperado, pois dedicou-se no ano de 2009 apenas para os estudos escolares visando os vestibulares e só agora voltará a pensar em xadrez.

(Ana Rothebarth - 3a. colocada)

Os enxadristas agradecem inteiramente ao enxadrista Semaías Janson, que com muita paciência nos aturou respondendo a dúvidas, questionamentos e, ainda, colaborou com diversas caronas. A recepção calorosa dos enxadristas mato-grossense e aos membros do Clube de Xadrez Rio Vermelho pela grande organização do evento.

Comentários

Ana Vitória disse…
Simmm!! Foi tudo muito bom!

Quando o CXRV organizar outro evento desse porte, é certo de que estarei lá novamente.

Mais impressões em www.oitoaoquadrado.blogspot.com