Silvio Shiroma vence o IRT de Engenheiro Schmitt

Nos dias 26 e 27 de setembro ocorreu no distrito de Engenheiro Schmitt, pertencente a São José do Rio Preto, o IRT (International Rating Tournament – Torneio de Rating Internacional) para quem possui rating até 2200 pontos. Rafael Pimentel que detém a marca de 2040 foi o representante com mais pontos do Clube de Xadrez de Guaíra presente. Leandro Roverso foi o outro membro a tomar parte do evento com os seus 1884 pontos. Jorge Fakhouri, Sediney Mari Jr. e Diogo Leite estavam em busca de suas primeiras marcas.

A prova contou com 36 enxadristas, entre eles 11 estavam no rank internacional. Silvio Shiroma de Catanduva foi o grande campeão com 4,5 pontos. Seguido por Luis Paulo Supi (4,5), Gleison Begali (4,0), Vitor Carneiro (4,0) e Diego Polachini (3,5). Sendo os três primeiros da cidade de Catanduva - que possui mais de 4 projetos escolares e vem revelando grandes jogadores -, o quarto de Boa Esperança do Sul e o quinto de São José do Rio Preto.

Rafael Pimentel terminou o torneio empatado com Diego, inclusive os critérios de desempate. Uma partida ao estilo “Armagedon” onde as negras possuem a vantagem do empate, mas joga com o marcador do relógio com 1 minuto a menos e o jogador com as peças brancas joga pela vitória. No sorteio Rafael ficou com as brancas e necessitava da vitória para ficar com a 5ª. colocação. Infelizmente o guairense não a conquistou e ficou na sexta colocação com 3,5 pontos.

Leandro Roverso, com três vitórias, um empate e uma derrota, ficou na sétima colocação e com pior critérios de desempate que Rafael e ambos perderam alguns pontos no ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e aguardaremos a próxima listagem para confirmação. Os demais enxadristas que buscavam seus primeiros pontos na FIDE, não conquistaram os índices necessários para inaugurá-los.

Ficando com a 15ª. colocação Sediney Mari Jr (3,0), Diogo Leite (2,5) com a 21ª. e Jorge Fakhouri Filho (2,0) na 24ª.

O torneio que também deu oportunidade para outros ratings, o da Federação Paulista de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez foi o exemplo pioneiro na realização de um torneio dessa importância e sendo realizado em apenas dois dias e, ainda, o Clube de Xadrez Guaíra congratula a organização pelo evento muito bem organizado, em nome do diretor da prova Diego Polachini, e pela arbitragem do ilustríssimo Ramon Arnal Carrasco.

Veja mais fotos em:

Blog de Xadrez de Schmitt

Classificação final em:

Federação Paulista de Xadrez

O CXGuaíra agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Esportes em nome da Coordenadoria Municipal de Esportes e enaltece o grande trabalho que esses militantes do Xadrez e do esporte vem fazendo para conquistar eventos como esses para territórios cada vez mais longe dos grandes centros e mais próximos de todos.

Comentários