Lais Pimentel é Campeã em Itaú de Minas/MG

No último domingo foi realizado no município de Itaú de Minas/MG, o VI Aberto de Xadrez de Itaú de Minas. Com pouco mais de 150 enxadristas inscritos o torneio entrou em andamento por volta das 14:00.

Guaíra compareceu com a delegação composta por 13 enxadristas, sendo eles: Otávio e Lucas Barbosa, Rafael e Lais Pimentel, Paulo Rezende, Urlan Scofoni, Marcos Poloni, Maria Julia, Maryadiney Carvalho, Alisson Santos, Gabriel de Paula, Ana Paula Nogueira e Luiz Carlos Vieira.

O Evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Itaú de Minas e premiou enxadristas nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Feminino e Absoluto. Os Guairenses elencados acima disputaram 5 entre as 6 categorias.

Entre os inscritos e favoritos ao título tinhamos o MI Welington Rocha (2434) e Evandro Barbosa (2254), entre outros enxadristas como José Nery Jr., Simão Poscidônio e o próprio Rafael Pimentel.

No início o evento se mostrou um pouco conturbado e sem estrutura para comportar a imensidão de 150 enxadristas. Faltaram mesas e cadeiras para compor a primeira rodada, que depois de finalizada, contou com a eliminação por WOs. Resultando na salvação para melhor andamento do Evento.

Mesmo tendo como Árbitro Principal o competentíssimo Gerson Peres Batista, o evento teve diversas falhas quanto ao corpo de arbitragem que dispôs de "anotadores de resultados" e não colaboravam tanto para as regras do Torneio.

Ressalvado tudo isso, ainda tivemos que suportar o atraso de 1 hora para iniciar as Rodadas e cerca de 6 horas para jogar 6 rodadas, cujo a premiação excedeu as nove badaladas que foi quando tomamos o rumo de retorno para Guaíra.

Apesar de tudo, sabemos o quanto é complicado organizar um evento, ainda mais quando não esperamos um número tão elevado de enxadristas com o mesmo propósito, obter títulos e boas partidas. Enaltecemo-nos o grande trabalho realizado no Município com os Projetos, inclusive o de Nova Resende que compareceu em peso, e, claro, do Prof. Davi que vem demonstrando o que é a cidade de pouco mais de 15.000 habitantes, chamados de Itauenses, puderam apresentar de forma tão receptiva no Evento. (acrescentado em 18-05, às 20:18)

(Enxadristas ansiosos pela premiaçao)

Quanto as boas notícias...

Os resultados, as crianças e todos os enxadristas presentes, se divertiram muito e os seus olhos brilhavam a cada vez que eram fixados nas paredes do Ginásio Tancredo Neves resultados ou um novo emparceiramento e isso nos animava a continuar com a mesma descontração de sempre e apoiá-los, seguí-los até suas mesas e ainda dar aquelas dicas básicas: "concentre-se", "procure pensar antes de tocar", "cuidado com os duplos", "qualquer dúvida, levante o braço e chame a arbitragem: Ah, ele se chama Gerson!"... entre outras coisas do tipo.

Pelo exposto, vamos aos resultados:

Na Categoria Sub 8, nossa única representante foi a jovem Maria Júlia que alcançou 3,0 pontos e ficou na 6a. colocação.

Na Categoria Sub 10, dois enxadristas ficaram entre os premiados, Lucas Barbosa com 3,0 pontos conquistou a 9a. colocação e Gabriel de Paula com 3,5 pontos se postou na 6a. colocação. Luiz Carlos Vieira, uma das sensações do município, angariou apenas 2,5 pontos e não ficou entre os 10 primeiros colocados.

Na Categoria Sub 12, com certeza, a mais disputada, visto que até a última rodada haviam jogadores da categoria disputando colocações no absoluto, tivemos Marcos Poloni com 3,5 pontos anotados e a 7a. colocação para Guaíra. Otávio Barbosa, Alisson Santos e Ana Paula Nogueira, ficaram entre 2,0 e 3,0 pontos e não se posicionaram entre os 10 primeiros a serem premiados.

Na Categoria Sub 14, única categoria que não havia representante do município, tivemos João Paulo "Presuntinho" Cassemiro como campeão e muito bem colocado na categoria Absoluto, João Paulo ficou com 5 pontos.

Na Categoria Feminino, tivemos duas representantes, Maryadiney Carvalho que conquistou 3,0 pontos e foi a 11a. colocada e, como campeã, e 6a. colocada no absoluto, Lais Pimentel que ao vencer 5 das 6 partidas que jogou sagrou-se campeã do VI Aberto de Itaú de Minas. Lais também que foi o destaque no site do Clube de Xadrez do árbitro Gerson Peres Batista.

(Lais Pimentel - Campeã - Ao lado da Secretária de Esportes)

Na Categoria Absoluto, tivemos Rafael Pimentel, Paulo Rezende e Urlan Scofoni que foram os representantes na categoria e todos eles fizeram 5,0 pontos em 6 possíveis e ficaram, respectivamente, em 7o., 8o. e 10o. lugar. Dentre eles, Rafael Pimentel disputou na última rodada o título com o MI Welington Rocha, mas foi derrotado.
(Rafael Pimentel x MI Welington Rocha - disputa do título)
As categorias expostas até aqui premiaram os 10 melhores colocados. As categorias Absoluto e Feminino, premiaram até o 15o. lugar.

Veja a classificação final do VI Aberto de Itaú de Minas/MG

Destaca-se a presença do MI Welington Rocha e Evandro Barbosa que foram muito solícitos ao atender o pedido das crianças em tirar fotos e saciar dúvidas.

(Enxadristas Guairenses com o MI Welington Rocha e Evandro Barbosa)

O CXG (Clube de Xadrez Guairense) agradece ao apoio incisivo da Escola Maria Peregrina na obtenção junto a Prefeitura Municipal de transporte para disputar este evento há 200 km de distância e em outro Estado, o que significou muito para o crescimento dos novos atletas que Guaíra vem revelando.

Sempre agradecer à Prefeitura do Município que não mede esforços para colaborar com o andamento desse processo de aprendizagem e evolução dos enxadristas guairenses, bem como agradecer à Sociedade Guairense Pró-Esporte, cujo nome é mantenedor de nossos atletas junto a filiação da Federação Paulista de Xadrez e da Comissão Municipal de Esportes, em nome do Secretário Municipal - Paulo Rocca - que também nos auxilia e reporta nos mais diversos momentos.

(Enxadristas Guairenses)

E, também, parabenizar este Município, GUAÍRA (saiba mais), que hoje faz 81 anos e que nos enche de esperança e crescimento.

Comentários

Anônimo disse…
Confesso que o prazer de ver a nova geração do xadrez guairense jogando superou o cansaço.

Não só a nova geração, como a velha (bem velha) que teve ótimas partidas. Foi realmente um torneio produtivo, com muita experiência, acredito que para todos.

Estava com saudades dos torneios de domingo. Já viajamos em tantos ônibus, vans, e sempre com pessoas novas, faltando outras. Seria ótimo levar sempre todo mundo, mas fica difícil. Então que fique na lembrança.

Rafinha, tenho muito orgulho de toda nossa história no xadrez. E é sempre bom tê-lo perto nos torneios. Obrigada por tudo.

Logo teremos mais o que escrever!
Beijão.
Anônimo disse…
Ah, já ia esquecendo: http://www.flickr.com/photos/38515057@N04/
Unknown disse…
Parabéns a equipe guaírense q fizeram bonito no xadrez em nossa cidade.Qto ao atraso para inicio das rodadas,tivemos delegações q chegaram qse 1:30 da tarde, qto a falta de estrutura oq realmente é verdade, desculpem-nos por não termos chegado a proximidade da perfeição, afinal este torneio foi apenas para amadores, não sendo oficial da FMX, apesar de já ter participado de mtos torneios oficiais e terem sido bem + desorganizados.
Esperamos um torneio em Guaíra com tda "pompa",pois vocês tem uma visão bem crítica dos fatos,apesar dos problemas do nosso torneio amador vocês e tdos os d+ participantes foram bem recebidos com a nossa humilde simpatia ;]
Muito importante ó ressaltado pela garota Izabela que também ficou muito bem colocada na classificação final.

Sem dúvidas o pessoal foi muito receptivo e trataremos de organizar algum evento e que Voces possam comparecer.

Entraremos em contato com o Prof. Davi.

Um grande abraço,

Rafael Favarin Pimentel
Anônimo disse…
Achei justo o acréscimo no texto, porém queria deixar claro que em nenhum momento foi dito que não fomos bem recebidos. Pelo contrário, me senti muito a vontade e acredito que todo o pessoal de Guaíra.
Ana Vitória disse…
Sempre os erros, quando apresentados a pessoas que procuram o engradecimento externo quanto o interno, se tornam lições para poderem tirar proveito para que da próxima vez não cometam mais as mesmas falhas e possam fazer o melhor possivel no fato.

Esperam sempre que seja assim e que continuem com as iniciativas enxadristas, estimulando jovens e adultos para a prática!

Parabenizo a organização e vontade do grupo de Guaíra em levar os jovens para poderem desfrutar de um torneio fora de sua cidade. Isso é algo muito importante para o amadurecimento de todos.

Destaco também os ótimos resultados e que venham mais conquistas!
Urlan disse…
Parabéns a todos os jogadores que participaram do torneio em itaú , e que tiveram resultados positivos e os que não tiveram foi bom participar com vocês.
Unknown disse…
Grande cobertura e desempenho do herói do blog, Rafael Favarin e é claro a equipe de jogadores guairense.

E só não venceu o torneio por que foi barrado pela "rocha".