Regional Centro-Oeste e Magistral Hebraica

Após um longo período sem publicações, voltamos para evidenciar o Xadrez Guairense e todos aqueles que fazem parte do mundo enxadristico. Quanto a Guaíra, o xadrez por aqui parece estar andando com passos bem lentos, mas com possibilidades de duas palestras. Uma com um Professor de Xadrez do Interior Paulista e outra de um Grande Pensador do Xadrez; nomes estes que ainda não divulgaremos devido a confirmações da Prefeitura do Município, mas em breve teremos todas as informações expostas aqui.

Quanto ao Xadrez Universal, temos IV Fide Grande Prix, em Nalchik (Kabardino-Balkaria). Os participantes são os temíveis Grande Mestres:
E, por enquanto, ao terminar a 5a. Rodada, temos o GM armêno Levon Aronian como líder com 4 pontos, vitórias Ivanchuk, Akopian e Mamedyarov. Derrota para o ucraniâno Karjakin e empates com Grischuk e Alekseev. Seguido por Leko, Grischuk, Alekseev e Svidler, com 3,5 pontos. Na lanterna vem o maior vencedor de 2009, o GM Vassily Ivanchuk, da Ucrânia.

Maiores informações:


Chessbase: 5a. Rodada

Na Capital Brasileira, o Distrito Federal, temos a disputa do Regional Centro-Oeste. Com a participação de mais de 70 jogadores, totalizando 36 possuindo rating fide, ainda com a participação de 7 entitulados, sendo eles:

1. MI Everaldo Matsuura, 2482
2. MI Horácio Saldano, 2450
3. MI Wellington Rocha,2429
4. MF Adriano Valle, 2306
5. MF Linconl Lucena, 2206
6. MF Victor Shumyatsky, 2132
7. MF Arthur Chiari, 1846

Dentre eles jogadores como Frederico Gazel, Evandro Amorin, Diego Wilhelms, Marlos Damasceno, Marceley Mariano e Willian Pimentel.

No término o grande Campeão foi o MI Everaldo Matsuura que conquistou 6,5 pontos dos 7 possíveis. Com apenas um empate com Evandro Amorin (que ocupa a 13a. colocação com 4,5 pontos) e vitórias sobre Marcio Pessoa, Alexandre Miranda (2038), Diego Wilhelms (2105), MF Adriano Valle (2306), Frederico Gazel e Marlos Damasceno.

Na sequencia, o MI Wellington Rocha com 6,0 pontos, Gazel, Valle e o MI Horácio Soldano da Espanha foram os 5 primeiros com 5,5 pontos.

Destaques individuais para os Cuiabanos: Ricardo Rizzo que levou premiação de 11° a 20° lugar, alcançando a 18a. colocação, José Arlindo que conquistou seu bloco fide, com 0,5 em 4,0 e os demais participantes de Cuiabá, Danilo Nunes, Elvis Bolívar e Paulo Afonso. Além de Sidnei Juliani que já se aventurou no Estado de São Paulo, mais precisamente no Aberto do Interior em São José do Rio Preto no ano passado.

Foram estes jogadores, em especial, que me fizeram acompanhar cada rodada do torneio.

Outro evento iniciado hoje, é o Magistral Hebraica. Com 10 participantes, sendo eles:

GM Alon Greenfeld (ISR) – 2541; 5,52
MI Krikor Mekhitarian(BRA) – 2503; 5,03
MI Marcus Vinicius Santos(BRA) – 2399; 3,66
MF Luis Rodi(ARG) – 2357; 3,10
MI Leandro Perdom(ARG) – 2430; 3,97
GM Alexandr Fier(BRA) – 2595; 6,21
MI Leonardo Duarte(ARG) – 2349; 3,00
MI Herman C. Van Riemsidjk(BRA) – 2375; 3,35
GM Gilberto Milos(BRA) – 2585; 6,08
GM André Diamant(BRA) – 2503; 5,07

Média = 2463,4; Categoria IX; Norma de GM= 6,5/9

PS: O MI Duarte faz norma de GM com 6,0/9 e o MF Rodi faz norma de MI com 4,5/9.


Aproveitando, o Blog, do já citado Krikor, está deixando o Evento muito interessante. Além de disponibilizar a cobertura completa, os comentários  e os resultados de cada rodada, está disponibilizando também, em conjunto com o André Bariotto as partidas que estão em andamento de cada rodada. Acompanhe essa melhoria aqui.

Relembrando que no ano passado, o Torneio foi vencido pelos GM's Milos e Leitão com 6,5 pontos.


Enquanto isso...
  • Fier e Diamant tomaram conta do Sulamericano Juvenil. Vejam Você maiores informações:
Evidenciado pela FPX e pelo site TORRE21. Aproveitem!!!
___________________________________________________________________________________
Só para não passar em branco, gostaria de evidenciar o que a distância nos traz e nos implica no xadrez. Antes, com todos os amigos por perto é sempre mais fácil encontrar alguém para praticar para jogar aquela linha que Você acha que pode funcionar contra um humano, alguma armadilha, algum peguinha ou até mesmo passar uma situação de jogo melhor. Não que hoje não tenha jogadores a disposição, mas este parceiro nos faz falta.

Ao amigo do Xadrez Guairense que este ano foi Vice-Campeão Guairense, sempre muito humilde sempre muito aguerrido.Este garoto, é o Bruno Oliveira.
(Bruno Oliveira - Poços de Caldas - Setembro de 2007.)


Comentários

Ana Vitória disse…
Ufa! Quantas informações!

Bem verdade da participação dos Cuiabanos! Eu e você sempre na curiosidade para saber os resultados e os emparceiramentos dos meus amigos, mesmo não tendo conhecido a maioria pessoalmente!

:)

Foi um ótima participação. Seis pessoas do estado de MT jogando, ao que me lembro foi a maior presença de jogadores de MT no Regional Centro-oeste.

Boas melhorias no blog do Krikor, espero que todas deem certo? (o acento do deem também não terá mais?)

Distância! E como ela nos ocasiona obstáculos maiores quando estamos longes do "centro" enxadristico! Que possamos seguir e revê-los no futuro como sucesso!!
Rafael Pimentel disse…
Distância = Saudade!!!!

Eita Vida!

A distância está entre muitas coisas, amizades, famílias, namoro (este eu também provo!) e nos despertam saudades imensas...

Saudades do abraço, saudades do carinho, do dia-a-dia e de tantos outros momentos de alegria e risadas que são momentos impagáveis de nossas vidas. Mas, todos nós temos obrigações, deveres, planos e idéias que nos fazem buscar outros ares, tanto para melhorar nossos profissionalismo ou aprimoramento acadêmico. O Jeito é ir... e voltar semper!

Bom, o que posso relatar quanto ao "deem" é que procede a sua informação Ana.

Os verbos do chamado CRE DE LE VE, Creem, Deem, Leem e Veem perderam o circunflexo.


Aproveitando...

Ana Te Amo!