Revolta e Dresden!

Aos caros amigos que vêem acompanhando o blog, toda a trajetória dos enxadristas Brasileiros em Dresden, as minhas desculpas por não tecer nenhum comentários nas últimas duas rodadas.
Vejamos como estão as nossas Equipes:

Brasil Masculino:

Colocação: 47°
Pontos: 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, sendo Elas:
Vitórias sobre: Líbano (3-1), Ilhas Maurício (3,5-0,5), Porto Rico (2,5-1,5) e El Salvador (3-1)
Empates com: Uzbequistão e Alemanha(3)
Derrotas para: Sérvia, Islandia e México, todas por (1,5-2,5)

A 10a. Rodada; nessa fase, penúltimo match, os brasileiros enfrentam a Austrália, que está na 53 colocação e até agora possuem 5 vitórias e 4 derrotas. O destaque da equipe australiana é o GM Johansen Darryl K(2446), que vem representando muito bem a equipe com 6,0/7,0, sendo apenas uma derrota para o MI da Bósnia Zeljko Bogut (2464), e que foi determinante para a derrota da equipe para a Bósnia por 2,5 a 1,5.

O líder isolado da categoria é a equipe de Israel, comandada pelo GM Boris Gelfand, seguidos das equipes da Armênia e Ucrânia (que segue o campeonato invicta - 6-3-0). Veja a Classificação Parcial.

Abaixo o handcap dos nossos desbravadores:

Darcy Lima (2488) – 3,5/7,0 -3,9
Jaime Sunye (2488) – 4,5/8,0 +0,1
Felipe El Debs (2447) – 6,0/8,0 +10,1
Cícero Braga (2415) – 4,0/7,0 +0,5
André Diamant (2412) – 2,5/6,0 -7,6

Dentre os meninos o maior rating performance, até o presente momento, fica por conta do Mestre Felipe El Debs com expressivos 2535, que conquistou ao derrotar, além dos três GM's, um MF, um CM e um jogador com rating de 2086, logicamente que se contasse apenas as vitórias seria maior, portanto, acrescente as duas derrotas consecutivas do Mestre na sexta e sétima rodada para dois MI's, um com 2394 e outro com 2273.

Brasil Feminino:

Colocação: 62°
Pontos: 4 vitórias e 5 derrotas, sendo Elas:
Vitórias sobre: Líbano (3-1), Ilhas Maurício (3,5-0,5), Porto Rico (2,5-1,5) e El Salvador (3-1)
Empates com: Uzbequistão e Alemanha(3)
Derrotas para: Sérvia, Islandia e México, todas por (1,5-2,5)

A 10a. Rodada; nessa fase as brasileiras enfrentam a equipe do Egito que está na 75a. colocação com o mesmo saldo de 4 vitórias e 5 derrotas. O destaque da equipe Egípcia fica por conta da WGM Khaled Mona, com expressivos 1967 de rating (isso mesmo, ela é Grande Mestra com um rating pior do que o do Vivaldinho), e que possui 6,0 pontos em 8,0, sendo duas derrotas, uma para a WMI Irene Wong (2098) da Venezuela e outra para a WMF Boikhutso Mudongo (1917) da Botswana, que também decidiu o match para a derrota das Egípcias pelo placar de 2,5 a 1,5.

As líderes da categoria são as Ucranianas, seguidas da Polônia e Sérvia. Veja a Classificação Parcial.

Abaixo o handcap das nossas desbravadoras:

Juliana Terão (2143) – 4,0/8,0 +4,1
Vanessa Feliciano (2126) – 3,5/8,0 -10,4
Joara Chaves (2065) – 5,0/7,0 +10,8
Vanessa Gazola (1973) – 4,0/7,0 -14,6
Tatiane Coelho (1820) – 3,0/6,0 +17,3

E na equipe feminina o maior rating performance, por enquanto, fica por conta da WMF Juliana Terao com 2175, que dentre seus resultados obtidos, o mais significativo foi contra a WGM Laura Rogule (2218), sendo que ainda teve duas derrotas, uma para a GM Marie Sebag da França e a inglesa Jovanka Houska (2399).

Enquanto isso...

A Chessbase, conceituado meio de veiculação de informações sobre o Xadrez Mundial, disponibilizou entre seus links de novidades um excerto da entrevista cedida pelo Grande Mestre armêno, 7° do mundo, Levon Aronian, para o periódico alemão 'Berliner Zeitung'. Nele o GM irredutivelmente diz que "as mulheres não sabem jogar xadrez." e, esquecido os tempos que mal sabia movimentar um peão, e sua irmã fora sua mentora , ainda acrescenta que "o Xadrez e a Guerra não são coisas de Mulher".
Além dessas barbáries, o GM comenta sobre sua paixão pela Arte, Música e Leitura, aproveita e execra os programas de xadrez que essas "máquinas" vêm extingüindo os Romancistas do Xadrez, mas hoje em dia, é imprescindível para se alcançar um bom nível e ter ótimas oportunidades.
O GM também comenta sobre estar namorando, se esse fator é algo que atrapalha ou incrementa no xadrez, o armêno diz que é muito melhor quando se está namorando, mas a desilusão em uma partida pode acarretar, ao mesmo, em uma desilusão com sua enamorada.

Vejam algumas frases do GM:

"Las mujeres no saben jugar al ajedrez."
"Frauen können kein Schach spielen."
(GM Levon Aronian)
"La paradoja es que los mejores jugadores de ajedrez son los más emocionales."
"Das Paradox ist, dass die besten Schachspieler die emotionalsten Schachspieler sind."
(GM Levon Aronian)
Para dar um tom, de como adorei tudo isso que li, vou apenas acrescentar, o GM realmente é um dos grande enxadristas do mundo, sem dúvidas, com apenas 26 anos, tem muito o que encontrar pela vida, tanto no xadrez como fora dela, e que poderá daqui uns anos, disputar alguns mundiais por ai, até vencê-los, mas essa forma de pensar, não condiz a de um Gran Maestro e que já li em um livro do Smyslov, salvo engano, que o Grande Mestre não é apenas um jogador de xadrez é também uma pessoa que todos vêem como ídolos, um exemplo, alguém que todos podem ver que possui princípios e que não há discriminação de parte alguma.
E para ilustrar um pouco mais esse tema, que me deixou um pouco chateado, no chessbase, em uma busca singela, encontrei 5 partidas do GM com a MULHER Judith Polgar, que também tem o mesmo título, apesar de alguns pontinhos a menos, nestas partidas ficara 3,5-1,5 para Judith.
Mudando de assunto...
  • Ocorreu nas depedências da Casa de Cultura, no município de Guaíra, no dia 21 de novembro, mais uma simultânea, desta vez, o simultaneista foi o campeão da III Etapa do Circuito Municipal Rápido, Paulinho Rezende, que ao enfrentar Alisson, Priscila, Franciele, Leandro, Janaína, Weslley, Breno, Amanda e Urlan que fora o único pontuador dentre os jogadores, e arrancou meio ponto do campeão. Mas Paulo Rezende ficou satisfeito com a conquista de 8,5 pontos dos 9 em disputa.
  • Já está disponível no site da Federação Mineira de Xadrez, os jogadores classificados até o momento para a Semi Final do Mineiro Absoluto de 2008, que será realizado na aprazível cidade de Nova Lima, que fica 22 km da capital mineira Belo Horizonte. VEJA OS CLASSIFICADOS
  • Criado por Hans Arild Runde, acompanhe a variação do rating dos Top 30 do mundo quase ao vivo! AQUI.
  • Roberto Stelling evidencia, em seu site: Problemas de Xadrez, o Grand Prix de Varsóvia, Polônia. O Campeão foi o MI russo Aleksandr Leontyev. Exato, ele não é MI de Xadrez, o irmão dele é Mestre Fide, o Vladimir Leontyev, o Aleksandr é MI de resolver problemas, ele resolveu 75 de 90 dos problemas propostos! Para quem não conhece o site e o autor, Roberto Stelling é o maior resolvedor de problemas do Brasil e das Américas e está listado no Top 100, sendo o 88°.

OBS: Aos Guairenses, acompanhem as publicações no Jornal Local que em breve sairá a convocação para a disputa da final a ser realizada na Escola Zezinho Portugal às 12 horas no dia 13 de dezembro.

Obrigado a todos e que tenha sido uma leitura esclarecedora e agradável.

Rafael Favarin - Clube de Xadrez Guaira

Comentários

Ana Vitória disse…
Fiquei muito surpresa quando li a entrevista concedida pelo GM Levon Aronian.
É algo que, realmente, ainda se pode presenciar no vasto ambiente enxadristico, mas dito assim, de forma tão "clara", são poucos que fazem. Talvez seja por isso a grande repercussão.
Outra coisa é que não se pode interpretar a entrevista tão ao pé da letra. A forma como ele disse que as mulheres não sabem jogar xadrez, condiz mais ao fato do sexo feminino ter outras prioridades na vida. Igualmente pode se dizer sobre a guerra.
Penso eu que o GM foi infeliz ao falar de uma forma "errônea" seus pensamentos, pois ele sabe que muitas mulheres jogam xadrez. Inclusive você, Rafael, mostra mais uma vez isso, com os jogos dele contra a GM Judir Polgar!

Quanto a nossa equipe Brasileira que eles possam continuar firmes e com muito gás para encerrarem os jogos de forma vitoriosa!

Ana