Ana Vitória e Bérgson Filho - Campeões Jeb's 2008!

Nos últimos três dias, 12, 13 e 14 de novembro, ocorreu na calorosa cidade de João Pessoa na Paraíba, os Jogos Escolares Brasileiro. Com a organização do COB, os brasileiros desfilaram a Arte de Caíssa por onde melhor Ela sabe desfilar... nos tabuleiros!
A Candidata a Mestre Ana Vitória Rothebarth, representou muito bem o Seu estado (MT), de forma invicta ocupando o maior posto no pódium, seguida por Joice Cathcart (PR) e Vanessa Faustino (RJ). E todo o caminho percorrido pelo também campeão, Bérgson Filho, do Maranhão, o Jungle Boy foi perseguido até o final por Tiago Crema, que era um dos favoritos ao lado de Eduardo Narvaez, que ficou apenas na 7a. colocação, e complementando o pódium, Igor Mourão, do Rio de Janeirom que sempre acompanhado do Seu bom amigo e Pai, Élcio Mourão, detentor do blog do Clube de Xadrez de Mendes, que nos prestou muitas informações. O site do COB nos enviou a entrevista do término da competição, onde a Mato-grossense foi entrevistada e garantiu muito sorrisos a todos que a circundam. SITE DO COB

Observe a saga dos jogadores dentre as 5 rodadas do Torneio e, em seguida, a classificação final.
1a. Rodada: masculino e feminino.
2a. Rodada: masculino e feminino.
3a. Rodada: masculino e feminino.
4a. Rodada: masculino e feminino.
5a. Rodada: masculino e feminino.

Classificação Final: MasculinoFeminino


Igor (RJ), Bergson(MA) e Crema (PR) Vanessa(RJ), Joice (PR) e Rothebarth(MT)

O torneio chamou a atenção por ter sido muito rígido quanto aos horários, sempre em cima do horário, estava tudo organizado. Parabéns aos realizadores do grande Evento e ao Élcio Mourão, que nos deu um pouco mais de tranquilidade com informações sempre atualizadas, mesmo que fossem com meia hora de atraso, motivo esse justificado.
Além desses fatores exógenos ao torneio, que poucos percebem, o trabalho administrativo, os dias sem dormir pensando apenas na organização, ressalto o alto nível de competitividade, no feminino, Ana Vitória liderou de ponta a ponta, mas na última rodada, com um ponto a frente, corria o risco de ficar para trás se uma derrota a envolvesse. No masculino nem preciso citar o quão disputado foi, começando pelos saldo das mesas, Bergson com 4 ptos, seguido de Thiago, Igor, Narvaez com 3 e a torcida do flamengo com 2,5, portanto uma derrota de algum dos três jogadores de 3 pontos seria terrível, e quanto uma derrota de Bergson poderia da-lhe uma posição ingrata no torneio, após ter feito uma performance de 4/4. Mas com os resultados, Thiago 1-0 Bergson, Igor 1-0 Narvaez, e apenas resultados positivos nos embates de 2,5, fez com que Narvaez despencasse para a sétima colocação, e a classificação final via-se: Bergson, Thiago e Igor, todos com 4 pontos. Nos critério de desempate, ao qual o regulamento previa Median Buccholz, Buccholz e Score Acumulado, 10, 8,5 e 7,5 foram os critérios para distinguir o campeão para as demais classificações!

Párabéns Campeões!

Enquanto isso:
  • Nas 38a. Olímpiadas de Dresden, já corridas duas rodadas: No feminino, nossas brasileiras enfrentaram, respectivamente, Trinidad e Inglaterra, com 4 a 0 na primeira rodada, consolidaram suas primeiras vitórias, e a derrota de 3 a 1 para as Inglesas, incumbiu as brasileiras de enfrentar na terceira rodada a forte França. No masculino, aliás, no aberto, justo que percebe-se a participação de enxadristas da categoria feminino, como o caso da Grande Mestra hungara Judith Polgar no tabuleiro 2. Os brasileiros foram derrotados na primeira rodada por 2,5 a 1,5 para a Servia, que após empates de Darcy, Sunye e Cícero Braga, Diamant não foi feliz e foi derrotado. Na segunda rodada os mesmos enfrentaram o Líbano, com El Debs no lugar de Diamant, o resultado foi 3 a 1, com vitórias de El Debs (em partida maravilhosa!) e Darcy Lima, e os demais empataram e para a terceira rodada, os brasileiros marcaram um embate contra a saudosa Ilhas Maurício, o qual o maior rating da ilha é o tabuleiro 1, RoyPhillips (2250), que é a cara do Lewis Hamilton! AO VIVO ÀS 12 HS.

Mais uma vez, meu destaque dessas Olimpíadas vai para o Grande Mestre Suiço Viktor Korchnoi

  • Ocorre em Guaíra, no sábado, a III Etapa do Circuito Municipal de Xadrez. Com a ausência de José Roberto Jr. e Rafael Pimentel, respectivamente, campeões da I e II etapa, esta etapa tem tudo para ter um atrativo a mais, a luta pela classificação de dois jogadores, a briga está intensa pela última vaga entre Ernandes Rocha, Mateus Augusto, Francielle Grecco, Renato Racin, Urlan Scofoni e Francisco Pimentel, este que por sua vez, tem a maior vantagem, possui três pontos sobre os demais. VEJA O FOLDER!

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo excelente blog!
Muita informação boa por aqui!
Um grande abraço,
Roberto Stelling
Ana Vitória disse…
Muitas informações e todas corretissimas!

Foi realmente um Ótimo torneio! Cada ano com melhorias e eu que o diga, afinal 5º ano de Olimpíadas!

Obrigada pelos parabéns e que mais coberturas venham!


Vamos lá Brasillll!