Rafael Pimentel é Hexa Campeão!

Ocorreu na última noite de sexta-feira, dia 23 de janeiro, a 5a. e última rodada do 18o. Campeonato Municipal de Xadrez. Com todos os presentes o torneio teve um ligeiro atraso para ser iniciado, mas tudo correu como planejado pela organização. Paulo Rezende chegava como líder isolado com meio ponto a frente de Rafael Pimentel e um ponto a frente de Valdo Chaves e João Guilherme, ou seja, dependia apenas dele mesmo para ser o campeão ou até com o empate e uma combinação de resultados. Rafael precisava de vitórias do Valdo, João Guilherme e Hiago. Para o Valdo ser campeão ele precisava que João Guilherme, Hiago e Ernandes vencessem suas partidas.

Não tem como não dizer que foi emocionante! 

A principal partida, Valdo Chaves x Paulo Rezende, foi sem dúvidas a partida do dia, com apuro de tempo, Paulo Rezende se complicou e teve que fazer vários lances sob pressão do relógio e da torcida 'contra'. Com todos esses fatores, Paulo Rezende não foi páreo para Valdo que com mais de 25 minutos no relógio venceu a partida. Importante salientar o poder de resiliência do enxadrista que perdeu a 1a. Rodada e foi buscar seus pontos, terminando o torneio em uma ótima colocação.

Rafael Pimentel teve uma partida complicada na abertura, foi bem impreciso ao jogar Cf6, mas Ernandes não se aproveitou muito bem e em um final de Torres, Rafael foi superior e ficou com a vitória. Mas ainda precisava de outros resultados!

Antonio Carlos, o Chupeta, enfrentava João Guilherme, umas das jovens revelações do xadrez guairense que a cada cria mais forças e um repertório variado. Contra o Chupeta, Jão Guilherme escolheu a holandesa e após O-O-O, parecia que era um lance que deixava o Rei fora de perigo, mas ocasionou em um tático muito bem arquitetado pelo jovem (Bd4!).

Gabriel Venceslau que havia feito uma das melhores partidas na 1a. rodada contra o até então líder do Campeonato, veio de outros péssimos resultados e agora brigava para se colocar em uma posição melhor. Hiago que fugiu das primeiras mesas ao empatar na 4a. Rodada, emparceirou com um jogador com 1,5 ponto a menos. O Prof. Hiago foi para cima do jovem Venceslau e acabou ficando com o ponto.

Na mesa 05 o embate da campeã feminina, Nauê Oliveira, contra o enxadrista Adriano Rodrigues que voltou em 2014 a jogar de pois de mais de 8 anos parado, mas já está recuperando o ritmo. Nauê foi feliz na abertura, conquistou um peão a mais, mas tomou um contra ataque na ala do Rei que foi inevitável a derrota.

Veja abaixo os resultados da 5a. Rodada:


 Veja as partidas abaixo:







Antes que passemos para a classificação final, vejam também a variação de Rating Pensado:


E algumas fotos da 5a. Rodada:







Dessa forma, tivemos a seguinte Classificação Final do 18o. Campeonato Municipal de Xadrez:



Com Rafael Pimentel entrando no hall como o enxadrista que mais venceu campeonatos municipais, 6 no total, seguido por Alessandro da Silva, com 5.

Veja abaixo as fotos da Premiação:

Carlos Sturaro Campeão Sub-12
Nauê Oliveira Campeã Feminino
Rafael Pimentel Campeão Absoluto
Fotos dos demais enxadristas premiados



  
Gabriel Venceslau foi escolhido a Revelação/Destaque do ano por sua assiduidade e vontade em melhorar cada vez mais e também por sua partida disputada na 1a. rodada contra o sue Prof. Paulo Rezende.

"Tem talento esse menino!"


O Clube de Xadrez Guaíra agradece a participação dos enxadristas, da Prefeitura do Município de Guaíra, bem como da Coordenadoria Municipal de Esportes pelos infinitos esforços para ver o xadrez guairense cada vez mais desenvolvido!

Enquanto isso...
  • De 17 a 25/01: 81o. Campeonato Brasileiro de Xadrez - GM Rafael Leitão está na liderança após as 9 rodadas iniciais, sendo campeão com uma rodada de antecedência. Está rolando a 10a. Rodada para assistir via Live Stream, clique aqui! Para ver as partidas, clique aqui! - Parabéns GM Rafael Leitão pelo seu 7o. título Nacional!
  • De 23 a 25/01: Aberto do Brasil da FEXERJ - MI Marcus "Ovelha" Moreira é um dos líderes após 4 rodadas. Está em andamento a 5a. Rodada!

Comentários