Parceria ISALS, Interclubes 2011 e Etapa do Circuito Municipal

Caros amigos e amigas, enfim chegou a hora de começar a cuidar do nosso tão estimado Blog do Xadrez Guairense. A partir de hoje a manutenção desse espaço não mais ficará por conta do nosso querido Oreia (vulgo Rafael Pimentel), que por motivos de força maior encontra-se derretendo ao sol de Cuiabá/MT (rs).

Três fatos importantes aconteceram depois do torneio municipal, sendo o primeiro deles uma parceria criada entre nossa quase extinta equipe e o Instituto Social Ana Lélis Santana – ISALS. Por meio dessa parceria, nossos enxadristas agora podem contar com uma boa estrutura física, o que além de proporcionar o progresso dos atletas intelectuais, também promete revelar novos talentos.

O segundo fato se refere ao Campeonato Paulista Interclubes, realizado na cidade de São Paulo. Nos dias 26 e 27 de fevereiro o palco das batalhas foi o clube paulistano “A Hebraica”, enquanto que nos dias 12 e 13 de março o derramamento de sangue e suor ocorreu no Esporte Clube Pinheiros. A organização do evento, como sempre, foi responsabilidade da FPX.

O que dizer desse torneio? Bom, antes de tudo, preciso adjetivar o evento com um sonoro “S E N S A C I O N A L” (...) Perdoem a euforia, mas após cinco anos vagando a esmo longe dos tabuleiros, esse foi o primeiro torneio de xadrez pensado desse capivara que vos escreve. E que torneio! Como pude ficar tanto tempo sem isso? Enfim...

Contando com 507 atletas, divididos em 74 equipes, que por sua vez eram subdivididas em 3 categorias (8 na categoria A, 24 na cat. B e 42 na cat. C), o Interclubes Paulista é com certeza o maior evento Interclubes do estado e, possivelmente, maior evento dessa natureza em solo brasileiro.

A esquadra grená “AAS São José Guaíra”, segunda maior agremiação do torneio, participou com sete equipes, sendo uma na cat. A, uma na cat. B e as demais na cat. C. Os resultados aquém do esperado na categoria C foram relevados em função dos bons resultados nas categorias A e B. As classificações obtidas na Cat. C, também conhecida como “categoria do povão”, foram: 5º, 11º, 12º, 19º e 23º. Contudo, na categoria B, nos coube ocupar os degraus de prata do pódio.



O grande resultado, entretanto, foi conquistado na categoria A. O bronze das medalhas de 3ª colocação repousou no peito dos nossos atletas ao lado das tão temidas salsichas do brasão da AAS. A respeito dessa categoria, é justo destacar que na 6ª rod. houve um confronto “Davi x Golias”. De um lado a favoritíssima equipe “Pinheiros A”, cujos nomes dos jogadores ostentavam algumas siglas tipo “GM” e “MI”. Do outro lado, a equipe “AAS São José Guaíra FIP”, da qual não havia muito a se falar. Resultado: Davi 2.5 – 1.5 Golias!

Ano que vem o Interclubes terá um novo formato! Serão 4 categorias, à saber: Categoria Especial (onde jogarão os caras das siglas, alguns outros tão Golias quanto e também os Davis suínos), Categoria A, Categoria B e Categoria C “do povão” (com 6,02 x 10²³ equipes AAS). Agora é só esperar...

Por fim, o último fato (lembrando que no começo eu citei três) é na verdade uma divulgação: dia 27/03 terá início o Circuito Guairense de Xadrez Rápido. O torneio será realizado na Escola Estadual Zezinho Portugal (Av. 21, nº 389), com o início da primeira rodada previsto para as 9h. O sistema de jogo será o tradicional suíço, com 5 ou 6 rodadas e 21 minutos para reflexão (maiores informações: cxguaira@yahoo.com). Veja o folder:

Bom, capivarada, por hoje é só... Abraço a todos!


By Rafael Monteiro

Comentários

Rafael Pimentel" disse…
Hey!


Cade os resultados do Torneio?

Queremos saber quem ganhou!!
HEY PAULIM HEY KIRUBÃO

QUEREMOS ATUALIZAÇÃO!
Donizete Langner disse…
ÃO ÃO ÃO

QUEREMO ATUALIZAÇÃO!