Valdo Chaves vence e os paulistanos voltam sem a classificação!

Ocorreu no último domingo a V Etapa do Circuito Municipal de Xadrez 2009. Em pleno início de tarde ensolarada que terminou em uma tarde chuvosa, 15 enxadristas se degladiaram em busca da classificação para a final do Circuito e de quebra levar as premiações disponíveis.
.

(Francisco Pimentel x Reinier Alex)
.
Cinco membros da parceria que segue firme e forte com os títulos, o AAS e o CDR São José, fizeram de sua presença o motivo para que a Etapa ficasse com um nível bem mais elevado visto que dentre eles havia jogadores com experiências até Internacional, como foi o último semestre do xadrenista (xadrista e pianista - veja em seu blog: Xadrez Musical!) Leandro Roverso que de quebra conquistou o seu Rating ELO.
.
Disputando a Categoria Sub-15, apenas dois enxadristas: Janaína Chaves e Luiz Carlos Vieira, para esta categoria não havia favoritismo, ambos enxadristas poderiam vencer a categoria e a briga foi intensa. A vitória ficou com o jovem - corinthiano - Luiz Carlos Vieira que nos critérios de desempate levou a melhor e de quebra a medalha de enxadrista mais jovem do torneio.
.
Os demais 13 enxadristas disputaram de forma muito acirrada o título e a classificação. Dentre os treze, apenas dois já estavam pré-classificados - Rafael Pimentel e Paulo Rezende -.
.
O Torneio premiava até o 6º colocado e foi ele, Leandro Roverso com 3,0 pontos e deixando na 7ª colocação Christian Avgoustopoulos que disputou o título mas foi derrotado. Na 5ª colocação Sediney Mari Jr., o Juca, que ao vencer Rafael Pimentel tirou as chances do guairense de vencer três etapas do circuito, mas além da vitória, obteve duas derrotas - Valdo Chaves e Diogo Leite - e no final das contas angariou 3,0 pontos.
.
O guairense Rafael Pimentel, como já mencionado foi derrotado pelo sorridente Juca e empatou com Reinier Alex em uma partida muito confusa onde o enfoque foram as trapalhadas com os relógios digitais que acabou a pilha e ambos ficaram frustrados com o resultado, mas no final das contas, o enxadrista guairense ficou apenas com a 4ª colocação.
.
Na terceira colocação o Rei Mogli, o Moglichess, o menino lobo, o amazonense Reinier Alex, de forma invicta, com três empates e duas vitórias - Empates: Rafael Pimentel, Valdo Chaves e Leandro Roverso - Vitórias: Francisco Pimentel e Paulo Rezende - conquistou 3,5 pontos. Acompanhe, em breve, as impressões do enxadrista em seu blog. (http://www.moglichess.com/)
.
(Rafael Pimentel, Reinier Alex (3º) e Francisco Pimentel)
.
Na segunda colocação e sendo derrotado apenas pelo campeão, Diogo Leite que conquistou 4,0 pontos teve uma boa colocação e rating performance de 1958.
.
(Diogo Leite (2º) e Francisco Pimentel)
.
Antes de anunciar o Grande Campeão, ressalta-se a colaboração do Coordenador do Programa Escola da Família, Marcelo Corsi, que dá grande respaldo para a continuidade do xadrez no município, à Prefeitura do Municipal que sempre colabora com o apoio para outros eventos e com a disponibilização do material enxadrístico.
.
Voltando à Etapa é preciso, ainda, salientar a honraria de enxadrista mais experiente da Etapa, o grande colaborador e incansável Francisco Pimentel. Mais uma vez é preciso agradecê-lo pelo apoio que vem fornecendo ao Xadrez Guairense.
.
Para encerrar, o campeão, invicto e com merecidos aplausos no término do torneio, Valdo Chaves, com 4,5 pontos. O grande vencedor da Etapa obteve um rating performance de 2826, ganhou 32 pontos de rating e ofereceu o título ao seu Irmão, que, recentemente, faleceu em um acidente.
.
(Marcelo Corsi e Valdo Chaves (Campeão))
.
"Esse título eu dedico ao meu Irmão Reinaldo Chaves de Oliveira que foi um dos grandes incentivadores para que eu não parasse de me aprimorar e sempre tentar vencer."
(Palavras do Campeão)
.
.
O Clube de Xadrez de Guaíra agradece o grande apoio de todos os enxadristas presentes, da Prefeitura do Municipal e dos ativos no Programa Escola da Família.
.
(De pé: Francisco Pimentel, Valdo e Janaína Chaves, Diogo Leite, Sediney Jr., Leandro Roverso, Luiz Carlos, Urlan Scofoni, Chris Avgoustopoulos e Rubens Ventura. Agachados: Paulinho Rezende, Reinier Alex e Rafael Pimentel.)
.
Para incentivar um pouco mais os enxadristas, abaixo a variação de rating acumulada e atualizada das últimas duas etapas:
.

.
Confira a tabela geral com todos os ratings dos jogadores cadastrados por Guaíra no ano de 2009:
.

Abaixo uma partida, graças ao amigo Reinier Freitas disponibilizada

Comentários

Unknown disse…
Opa, gostei muito do torneio e principalmente da hospitalidade do amigo Pimentel,tanto pai como o filho.

Parabéns a todos e deixo os meus agradececimento também a D. Maria e a estudiosa Laís Pimentel.


Abraços e até outro dia!!!