Aberto da AABB - o 7o. colocado se classifica para a Final!

Ocorreu na nublada tarde guairense de hoje, nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, o Aberto da AABB. Com a participação de 22 jogadores, o torneio, que também foi válido pela VI Etapa do Circuito Municipal 2009, contou com a presença de três jogadores de Barretos: Higor Campelo, Alexandre Duarte e Leandro Silva.

Além de grande conforto e bela organização o torneio teve a duração total de 2 horas e 58 minutos. Tempo recorde na realização das Etapas durante o ano - a união de jovens com muita vontade e a experiência do Velho Chico tem dado bons frutos. A direção geral do evento foi de Paulo Rezende, arbitragem de Francisco Pimentel e operando o SwissPerfect Rafael Pimentel.

Dos 22 enxadristas apenas 13 já obtinham de rating os demais não alcançaram o índice de no mínimo 1500 pontos. Salientando que o rating inicial é acionado a partir do rating performance do jogador sem rating.

Higor, Alexandre e Leandro saíram com bons ratings, mas como não são jogadores cadastrados na FPX (Federação Paulista de Xadrez) pelo município agora iniciam uma nova seção nos ratings: a de jogadores não federados.

Como de costume, o Torneio teve grandes participações como o retorno do Sr. Massaaqui Yamashita, um dos jogadores da 'Velha Guarda' e além dele, os retornos de Marcos Poloni e Gabriel de Paula que já fazia um bom tempo que não davam o ar da graça.

O evento que teve o apoio da AABB, cedendo o local e a premiação, e da Prefeitura Municipal que nos subsidia sendo associados à FPX e disponibilizando o material necessitado, foi subdividido em duas categorias: Sub-15 e Absoluto e premiou o enxadrista mais jovem, o destaque e medalhou até o sexto colocado.


Na categoria Sub-15, 11 jogadores disputaram a vaga para a final e o título da categoria. Otávio Barbosa com 3,0 pontos foi o campeão da etapa, sagrando-se o único bi-campeão da categoria no ano. Seguido de Janaína Chaves, filha de Valdo Chaves, também com 3,0 pontos mas derrotada nos critérios de desempate. Alisson Santos completou o pódium.

(Otávio Barbosa Campeão)

(Janaína Chaves 2o. lugar, ao lado do grande incentivador Ant. Carlos "Chupeta" dos Santos)

(Alisson Santos 3o. colocado, ao lado do grande Valdo Chaves)

No absoluto, os outros 11 jogadores se degladiaram em busca da vaga. Os jogadores não federados fizeram um bom torneio, ambos empataram com Rafael Pimentel o que fez o nosso enxadrista terminar o torneio com 4,0 pontos e na terceira colocação. Paulo Rezende também conquistou 4,0 pontos e ficou com a 2a. colocação graças ao segundo critério de desempate. Higor Campelo que venceu Alexandre Duarte na última rodada, onde ambos detinham de 3,5 pontos, e terminou com 4,5 pontos e sagrando-se campeão da VI Etapa.

(Higor Campelo ao lado de Rubens Katsuoka, presidente da AABB)

(Paulo Rezende 2o. colocado, ao lado do árbitro Francisco Pimentel)

(Rafael Pimentel 3o. colocado)

Mas como Higor Campelo, Alexandre Duarte e Leandro Silva não são jogadores registrados pela Equipe de Guaíra não poderão assumir a vaga da VI Etapa e Paulo Rezende, Rafael Pimentel e Valdo Chaves já se classificaram, Antonio Carlos dos Santos herdou a vaga ao chegar na 7a. colocação com 3,0 pontos.


A comissão instaurada para escolher o destaque torneio, exaltou Marcos Poloni que ao retornar aos torneios conquistou 2,0 pontos e sempre com muita alegria levantou o troféu que o homenageou.
(Marcos Poloni)

Além do prêmio supra, a AABB e o Clube de Xadrez Guaíra enalteceu a presença dos jovens presente e premiou o jovem de oito anos Gabriel de Lima.

(Gabriel de Lima ao lado de Paulo Rezende)

Confira a variação de rating:


Fotos do Evento


Comentários