Rafael Pimentel vence e deixa título no interior!

No último dia 02 de maio, ocorreu a II Etapa do Circuito Municipal Rápido de Xadrez, dessa vez com a participação dos membros do AAS que corroborou para que o Evento se fizesse com um maior nível enxadrístico. Outra presença marcante foi do professor José Roberto de Oliveira, que conversou com o pessoal sobre como o xadrez pode colaborar em nossas vidas, citando temas como a necessidade de nos conhecer e compreender cada passo, cada atitude e tomada de decisão no nosso dia-a-dia.
Palestrantes José Roberto em conversa sadia sobre Matemática
com as crianças participantes
Retornando ao torneio, tivemos a presença de 26 enxadristas e, dentre eles, quatro visitantes membros da Agremiação Atlética Suína (AAS), da cidade de São Paulo, que participaram com muita esportividade e vontade de levar o caneco para a capital. Robson Somekawa, Christian Avgoustopoulos, Sediney Mari Jr. e José Roberto Jr. (este de Ribeirão Preto) disputaram a etapa.
Valdo Chaves x Antonio Carlos dos Santos

Christian Avgoustopoulo e José Roberto Jr. Robson Somekawa - Japinha


A Categoria Sub 15 foi muito acirrada visto que, a diferença de pontos do 5.° colocado até o campeão foi de 1,0 ponto. Maria Julia e Marcos Vinícius foram 5.° e 4.° colocados, respectivamente, com 2,0 pontos. Na terceira colocação e empatado com o Campeão, mas perdendo nos critérios de desempate, ficou Otávio Barbosa. O Vice-Campeão fora Alisson Santos que por 1,0 ponto nos critérios de desempate ficou atrás de Maryadiney Carvalho, que pela primeira vez levou a taça para casa.

Maryadiney Campeã Sub-15

Premiados da Categoria Sub-15

A Categoria Absoluto levava muito suspense devido ao grande contingente de favoritos ao título: Valdo Chaves, Christian, Sediney, Antonio Carlos, Robson, Paulo Rezende, Rafael, Laís e, o campeão da Etapa anterior, José Roberto Jr. viriam com todas as armas para a conquista do título que ansiavam. Robson Somekawa ao ser derrotado por Christian na última rodada alcançou apenas a 14° colocação e Christian ficou com a 6.ª colocação. Na quinta colocação ficou o guairense Paulo Rezende, que obteve uma derrota para Laís Pimentel (15.ª colocada) e um empate com Sediney Mari. Sediney, conhecido como Juca, que fez 3,5 pontos e ficou na 4.ª colocação – Juca que trilhou a mais difícil sequência no sistema de emparceiramento para conquistar a 4.ª colocação –. Sendo assim, os paulistanos ficaram para trás na busca de levar o título à capital.

O terceiro lugar ficou com Antonio Carlos dos Santos, que em uma breve visita nos honrou com sua presença em mais este evento. Na segunda colocação, empatado com o campeão, foi José Roberto Jr., o Tekinho, que ao angariar 4,5 pontos lá se posicionou. E o campeão da etapa, que além de empatar com o Tekinho, vencer o Juca na última rodada e o Leandro Guilherme durante o torneio, foi Rafael Pimentel, também com 4,5 pontos.

Rafael Pimentel - Campeão Absoluto

José Roberto Jr. - 2.º Colocado

Antonio Carlos dos Santos - 3.º Lugar AbsolutoSediney Mari Junior - 4.º Colocado AbsolutoPremiados da Categoria Absoluto

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL

(Obrigado Reinier!)

O Clube de Xadrez Guaíra, agradece a presença de todos os enxadristas e outros participantes e todo o apoio que foi prestado pelo Programa Escola da Família cedendo espaço e também um jogo de peças para sorteio aos enxadristas. A Prefeitura do Município de Guaíra e da Sociedade Guairense Pró Esporte que forneceu aos enxadristas desta Municipalidade jogos de peças oficiais, relógios e tabuleiros para a prática e desenvolvimento dos enxadristas.

Material Enxadrístico cedido pela Prefeitura do Município de Guaíra

E o CXGuaíra já adianta eventos diferenciados e bem interessantes para o ano de 2009, como um Torneio na Praça Municipal e a realização de Torneio de Duplas.

Enquanto isso...

  • O Campeonato Brasileiro Feminino de 2009 proporciou grandes surpresas, como a queda das favoritas para outras jogadoras consideradas um pouco abaixo do nível técnico demonstrado. Resultados como a Liria Caetano - aluna do explendido "Ovelha" - vencer a WMI Joara Chaves, Vivian Heinrichs e Ana Paula de Oliveira, vencerem a WMF Suzana Chang, demonstraram a paridade que está o xadrez feminino no Brasil. O Título inédito a Vanessa Feliciano começou a ser galgado em suas vitórias sobre Caroline Soares, Ana Paula de Oliveira, Karina Kranzler, Vivian Heinrichs e o maior rating feminino do país, a WMF Juliana Terao que seguido de dois empates contra Amanda Marques e Joana Viana resultaram nessa campanha o título para a WMF de Santa Catarina. Vejam os Resultados, as Partidas e as Fotos do Evento que mexe com o Xadrez Brasileiro. (Informações sedidas pelo grande Marcelo Konrath.)
  • Foi realizado na cidade de Curitiba o Campeonato Brasileiro Amador 2009, o Campeão foi o catarinense Gianfrancesco Pereira, seguido por Leandro Salles e Derlei Florianovitz. Eduardo Batista Queiroz, o Frutal ou Burguês, como também é conhecido, foi o nosso representante e conquistou a 14.ª colocação. VEJA!
  • Ocorreu na cidade de Barbalha/CE o I Memorial Antonio Garcia Sampaio. O grande campeão foi o jovem Iago Santiago deixando os MF's Luismar Brito e Francisco Cavalcante nas 5.ª e 3.ª colocação. Obtenha mais informações aqui: - Classificação Final - Emparceiramentos - Variação de Rating CBX - PGN.
  • I Copa 1.º de Maio, realizado na cidade de Altinópolis/SP com o total apoio da Prefeitura Municipal de Altinópolis, cuja organização e arbitragem ficou por conta do jovem Tiago Dias Polo. Veja a Classificação Final.
  • I IRT Natal Open, realizado na cidade de Natal/RN e o evento foi tido como um sucesso, pela presença de jogadores do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernanbumco e dentre eles, teve a participação de 18 rankeados na Fide sendo 3 Mestres. O MF Neri Silveira, um dos favoritos, venceu o IRT e deixou os outros 2 MF's bem distante das primeiras colocações, os MF's Vinícius Tiné e Carlos Barreto, terminaram o torneio em 5.º e 8.º, respectivamente. Veja:
  • Fotos Vídeo Folder entre outros links divulgadores como: Reino de Caíssa e Clube de Xadrez.
  • Na Grécia, o brasileiro Euclides Ferreira foi o 5.º colocado no Mundial Amador. Na última rodada disputava o título mas foi superado pelo romêno Stefan Parlog que como honraria, recebeu o Título de Mestre Fide. Veja no site da Fide!
  • Os destaques para os próximos dias:

VII Memorial Acioli Borges - 2º ABERTO DE XADREZ “21” AK Hold'em Club 2009 - Torneio Reino de Caíssa - XXVIII Festival do Trabalhador - 3.ª Copa BH de Xadrez Escolar - II Circuito de Xadrez Escolar CXSP – Xeque & Mate - 3ª Etapa ““José Raúl Capablanca”” (21 MINUTOS k.o.) FPX

  • Superstição entre os Grandes Mestres, traduzido por Roberto Telles de Souza e evidenciado no site do Clube de Xadrez, acompanhe e veja que os Grandes Mestres como Grischuk que prefere não se barbear nos dias anteriores ou pós jogos!
  • Partidas de Ajedrez Comentadas, um site riquíssimo em informações de torneios e análise de partidas. Aproveite!

Para encerrar, está em andamento o Memorial Dr. Armando Rizzoni, na cidade de Campinas/SP o Evento perdurará até o próximo dia 14 de maio. Veja o quadro dos participantes:


A primeira rodada já foi disputada e temos os GM's Rafael Leitão e Alexandr Fier, o MI El Debs e o MF Leonardo Fusco com 1 ponto, após vencerem Silvio Tokugawa, Horácio Dayer, Gabriel Name e Marcus Vinícius - O Ovelha -, respectivamente. Acompanhe aqui!

A partir de hoje, o blog do Xadrez Guairense cobrirá com o máximo de velocidade o Memorial, com o nosso correspondente 'in locu' Marcus Vinícius que nos encaminhará informações!

Comentários

Unknown disse…
Opa, parabéns Guairá!

E ainda, podemos comunicar o antídoto contra a gripe suina (AAS) que é: Rafael Favarin, o Oreia de Guaira. hahahahaha
Ps.: Seu coração ficou em dúvida em AAS ou Guairá?
Abs
Unknown disse…
Ah, para efeito de informação para quem ainda não conhece:

AAS = Agremiação Athletica Suína.
Caro Reinier, os integrantes de Guaíra são do AAS tb. Digamos que é como um jogador de clube que defende uma seleção. A seleção seria a localidade, que é Guaira. O clube é o AAS. Mesmo não tendo nascido la, sou Guaira tb e estou com os nobres companheiros desta cidade mítica!

No mais minhas congratulações ao Oreia pela conquista, que são extendidas a todos aqueles que contribuiram direta e indiretamente para este efeito.

E é bom por o Cebion na mala, pq no II suinão, as coisas serão bastante disputadas!

Aupa AAS!