I Etapa do Circuito Municipal 21': Resultados

Ocorreu na tarde de domingo, dia 14 de junho, a I Etapa do Circuito Municipal Rápido, onde 7 enxadristas disputaram o título e a vaga para a final a ser disputada em dezembro! O evento ocorreu as dependências da Escola Zezinho Portugal com apoio do Programa Escola da Família, sob a coordenação do Prof. Marcelo Corsi. A organização e arbitragem ficou a cargo do Prof. Hiago Bonjorno.




A competição contou com a participação dos experientes Valdo Chaves e Antonio Carlos dos Santos, dos jovens João Guilherme, Gabriel Peres e Adriano Rodrigues e dos Professores Paulo Rezende e Hiago Bonjorno. Além de vaga na final do Circuito o Torneio foi válido para cálculo de rating municipal rápido.






Pela 1a. Rodada tivemos os seguintes embates:

01) João Guilherme x Valdo Chaves
02) Antonio Carlos x Hiago Bonjorno
03) Gabriel Peres x Adriano Rodrigues
Paulo Rezende - Bye

Na 1a. Mesa João Guilherme venceu o experiente Valdo Chaves, um duro adversário, o que já lhe deu esperanças para disputar o título. Na 2a. Mesa, o experiente Antonio Carlos não conseguiu fazer da experiência o ponto e acabou sendo derrotado por Hiago Bonjorno, e teve que aguentar a zuera (rs!). Peres e Adriano disputaram na mesa 3 o que poderíamos dizer que o Clássico dos jovens jogadores, e desta vez, Gabriel Peres saiu vitorioso.

Pela 2a. Rodada, tivemos:

01) Hiago Bonjorno x Gabriel Peres
02) Valdo Chaves x Antonio Carlos
03) Paulo Rezende x João Guilherme
Adriano Rodrigues - Bye

Na 1a. mesa, Hiago saiu vitorioso e assumiu a liderança provisória de forma isolada. Na mesa ao lado o clássico, o derby Guairense, Valdo Chaves contra seu amigo de longa data, Antonio Carlos. Com a vitória, Valdo Chaves pode sentir este gosto pela 1a. vez no torneio, enquanto Antonio Carlos assumiu a lanterna do torneio. Na mesa 3, Paulo Rezende e João Guilherme, como tem ocorrido nas últimas partidas, acabaram em empate.

Na 3a. Rodada, foi assim:

01) Antonio Carlos x Paulo Rezende
02) Gabriel Peres x Valdo Chaves
03) Adriano Rodrigues x Hiago Bonjorno
João Guilherme - Bye

Na mesa 1, era esperado que Antonio Carlos conquistasse a sua 1a. vitória, mas ao enfrentar Paulo Rezende, não foi páreo e acabou sendo derrotado pela 3a. vez consecutiva no torneio. Enquanto Valdo Chaves obtinha mais uma vitória, o líder Hiago Bonjorno enfrentou Adriano Rodrigues, e o que era para se tornar uma partida tranquila, acabou fazendo um novo líder João Guilherme, sem jogar, herdou a liderança após a derrota de Hiago para Adriano.

Pela 4a. Rodada, tivemos:

01) Valdo Chaves x Adriano Rodrigues
02) Paulo Rezende x Gabriel Peres
03) João Guilherme x Antonio Carlos
Hiago Bonjorno - Bye

Na 1a. mesa, Valdo Chaves conquistou uma boa vitória sobre Adriano Rodrigues, da mesma forma, Paulo Rezende sobre Gabriel Peres. Mais uma vez, a expectativa era por uma boa partida e um resultado positivo para o lanterna Antonio Carlos, no entanto, teve que amargurar mais uma derrota, e iluminando a todos os presentes com a sua lanterna. João Guilherme ainda permanece na liderança.

Na 5a. Rodada, segui da seguinte forma:

01) Gabriel Peres x João Guilherme
02) Adriano Rodrigues x Paulo Rezende
03) Hiago Bonjorno x Valdo Chaves
Antonio Carlos - Bye

Nesta Rodada tivemos vitórias sem muitos problemas dos enxadristas João Guilherme e Paulo Rezende, no entanto, na mesa 3 tivemos a partida entre Hiago Bonjorno e Valdo Chaves que resultou em um empate! Antonio Carlos conquistou o seu 1° ponto no torneio, mesmo de bye, pode ajudar a tirar os maus olhados!

Na 6a. Rodada, tivemos os seguintes embates:

01) Paulo Rezende x HiagoBonjorno
02) João Guilherme x Adriano Rodrigues
03) Antonio Carlos x Gabriel Peres
Valdo Chaves - Bye

Nas primeiras mesas, Paulo Rezende e João Guilherme fizeram o seu ponto e continuam na frente do torneio e o enxadrista Antonio Carlos, após o descanso, conquista o seu 1° ponto nos tabuleiros e deixa a lanterna!

Na última rodada, foi assim:

01) Adriano Rodrigues x Antonio Carlos
02) Hiago Bonjorno x João Guilherme
03) Valdo Chaves x Paulo Rezende
Gabriel Peres - Bye

Rodada que define o campeão! João Guilherme e Paulo Rezende dividem a liderança, se o experiente Valdo Chaves vencer ainda tem chances de ficar com a prata. E tivemos Antonio Carlos vencer e se posicionar na 5a. colocação do torneio com 3 pontos. Gabriel Peres sem poder jogar a última rodada, ficou na lanterna da competição. A disputa do título foi muito emocionante! Com a vitória de Paulo Rezende e João Guilherme, sobre Valdo Chaves e Hiago Bonjorno, respectivamente, ambos ficaram empatados em todos os critérios na 1a. colocação.

Veja o vídeo da partida entre Adriano Rodrigues e Antonio Carlos:


Veja o vídeo da partida entre Valdo Chaves e Paulo Rezende:


Classificação Final:

1º João Guilherme
1º Paulo Rezende
3º Valdo Chaves
4º Hiago Bonjorno
5º Antonio Carlos
6º Adriano Rodrigues
7º Gabriel Peres

Com o empate na 1a. colocação, ficou acertado que a disputa pelo título seria disputada em uma partida ARMAGEDON, onde as negras jogam com menos tempo, mas joga com a vantagem do empate! 

Veja o vídeo abaixo do desempate:


Com a vitória no armagedon, Paulo Rezende sagrou-se campeão da I Etapa do Circuito Municipal Rápido de Xadrez. Vamos aguardar o anúncio da II Etapa que pode ocorrer em breve.

Variação de Rating da Etapa

Fotos da Premiação

 
Paulo Rezende Campeão

João Guilherme 2° Lugar

 Valdo Chaves 3° Lugar                      Hiago Bonjorno 4° Lugar

      Antonio Carlos 5° Lugar                Adriano Rodrigues 6° Lugar

 Gabriel Peres 7° Lugar

Parabéns aos organizadores do evento, em especial aos Profs. Hiago Bonjorno e Paulo Rezende, que não tem medido esforços para ver a continuidade do xadrez em nosso município. Parabenizar também a iniciativa do Prof. Marcelo Corsi, conjuntamente com o Programa Escola da Família, por manter eventos como este em seu calendário oficial.

Enquanto isso...

Outro fato que chamou muito a atenção nesta última semana foi a partida em que o atual campeão do mundo o GM Magnus Carlsen "jogando em casa" - na Noruega - deixou 'cair a seta' durante uma partida pensada contra o búlgaro Veselin Topalov em uma posição superior. Era a 1a. Rodada do Norway Chess e veja abaixo algumas fotos e links:



O GM ainda amargurou a lanterna por mais da metade do Torneio.


Comentários