Campeonato Paulista Interclubes 2015 - Guairense no pódio!

Nos últimos dias 28 de fevereiro, 1o., 7 e 8 de março, na cidade de São Paulo foi disputado o Campeonato Paulista Interclubes realizado pela Federação Paulista de Xadrez (Site - Fanpage). O evento conta com 4 categorias, sendo: Especial (composta por 8 equipes), 1a. Categoria (composta por 8 equipes), 2a. Categoria (composta por equipes com rating médio FPX de 2100 para cima) e a 3a. Categoria (composta por equipes com rating médio FPX abaixo de 2100).


Em caso de curiosidade, veja abaixo:


O evento contou com a inscrição de 63 equipes, em média de 5 a 6 enxadristas e tivemos cerca de 345 enxadristas envolvidos. O evento foi realizado em dois finais de semana, sendo o 1o. deles em 4 rodadas no Clube A Hebraica e no 2o. com mais 3 rodadas disputado no Clube Pinheiros. 

O guairense Rafael Pimentel compôs a equipe AAS CDR São José "Segal", na 2a. Categoria, que ainda tinha o MF Luismar Brito, MN Vinicius Catozzo, Marcos "Bob" Monteiro, Fábio Savian e Felipe Massarioli. O nome "SEGAL" surgiu para homenagear uma das lendas do Xadrez, o Mestre Internacional romêno Alexandru Sorin Segal se radicou em São Paulo e logo conquistou a cidadania brasileira e logo mais foi bi campeão brasileiro de xadrez, mas infelizmente faleceu em 2014. 

Veja abaixo a saga traçada pelos enxadristas do AAS CDR São José "Segal":

1a. Rodada: 10. APCEF/SP 1,0 x 3,0 AAS Segal



Escalados com Luismar Brito, Vinicius Catozzo, Felipe Massarioli e Rafael Pimentel, enfrentaram a equipedo APCEF que contava com o experiente Dirk Van Riemsdijk no tabuleiro 1 e que jogaria com o MF Luismar Brito. Com exceção da emoção do Felipe Massarioli chegar faltando 1 minuto para dar W.O. tivemos ainda o final emocionante entre Dirk e Luismar, que levou para os limites do tempo a partida. Infelizmente saiu derrotado, enquanto os demais três tabuleiros saíram vitoriosos.

2a. Rodada: 09. AAS Segal 2,5 x 1,5 ATC A

Repetindo a esquadra vitoriosa da 1a. Rodada, os enxadristas do AAS Segal enfrentaram o ATC A que tinham nos seus dois últimos tabuleiros, Celso Gutierrez e Julia Alboredo, as chances de tirar pontos da equipe. Como imaginado, Luismar e Catozzo tiveram suas vitórias, Massarioli obteve o empate enquanto Rafael Pimentel foi até os minutos finais, obteve uma posição melhor após ficar se defendendo em quase toda a partida mas não conseguiu definir e foi derrotado pela jovem Julia Alboredo, que fará parte do Projeto da FIDE em que terá aulas com um Grande Mestre de sua escolha.

3a. Rodada: 10. AAS Ottati 1,5 x 2,5 AAS Segal



A equipe AAS Ottati homenageia um dos grandes enxadristas do CDR São José, o grande José Roberto Ottati, palmeirense, muito divertido e com mais saúde que todos os que lá jogavam, veio escalada com Josef Ponec, Constantino Pritsopoulos, Christian Avgoustopoulos e Davi Avansini. Na manhã de domingo foram escalados Luismar Brito, Fabio Savian, Marcos Monteiro e Rafael Pimentel. Marcos Monteiro obteve um empate rápido com Christian enquanto Rafael teve um início inferior mas a experiência sobrepôs a vontade do suíno Davi, que sucumbiu e foi derrotado. No 2o. tabuleiro Fabio Savian teve uma partida tensa em que chegou a ficar um pouco melhor, mas ao ficar apurado no tempo, aceitou o empate proposto pelo grego Pritsopoulos. E em uma das situações mais dramáticas, com ambas as equipes contentes com o 2 a 2, pois o MF Luismar estava em maus lençóis na partida e pior no tempo contra o grande Ponec, fez o seu último lance restando 4 segundos e sem pensar o santista tomou a Torre do MF, que sem lances a fazer conseguiu o empate para a equipe levando-a para a vitória!

4a. Rodada: 09. AAS Segal 2,5 x 1,5 Fox A

Nesta Rodada Rafael Pimentel descansou enquanto Luismar, Catozzo, Savian e Marcos "Bob" Monteiro enfrentaram a forte equipe dos MF's Adriano Caldeira, Manuel Cristóbal, Ed Carlos Benitez e o 'traíra' Diogo Leite. Mais um match emocionante decidido nos momentos finais, mesmo com a vitória serena de Luismar sobre o MF Cristóbal, pois os outros três tabuleiros havia muita indecisão. Na tabuleiro 04, o Bob ficou inferior contra Diogo, mas acabaram empatando. Nestas circunstâncias tudo estava indo bem, mas na mesa 2 Catozzo foi pressionado até não resistir mais, no entanto, Fábio Savian venceu Ed Benitez e garantiu a vitória aos suínos do AAS Segal. Assim finalizou o 1o. fim de semana do Campeonato Paulista Interclubes, já sabendo que teríamos grandes desafios e que não teríamos o MF Luismar para a última rodada e nem Fábio Savian para o 2o. fim de semana inteiro. Neste momento liderávamos com 0,5 pontos de vantagem para os dois segundos colocados, a equipe FOX A e ATC A.

5a. Rodada: 09. Circulo Militar C 0,5 x 3,5 AAS Segal

Com Rafael Pimentel de volta ao 4o. tabuleiro, MF Luismar e agora com a dupla dinâmica Catozzo e Bob, fomos para a disputa com o Círculo Militar C, composta por Alexandre Klimas, José Medeiros Jr e Nicholas Kamada - sim! isso mesmo! Não tiveram um tabuleiro para esta rodada e o WO foi para o tabuleiro 3, onde o Bob teve uma vitória sem esforço algum. Nos demais tabuleiros, Luismar teve uma vitória muito boa e consistente sobre o Klimas e Catozzo jogou uma partida muito firme até sair como vitorioso. A esta altura estávamos com 3 a 0. No entanto, Rafael se arriscou ao sacrificar uma peça logo na abertura e, no apuro de tempo e percebendo que a sua atividade diminuiu, ofereceu empate ao adversário que aceitou deixando como o melhor placar da equipe até o momento, 3,5-0,5.

6a. Rodada: 09. AAS Segal 3,5 x 0,5 Paulistano A



O Paulistano A vem com uma missão muito complicada... vencer o AAS Segal e lutar pelo título na última rodada, rodeados de esperança entram com a seguinte formação: Edmundo Aoyama, Norma Vargas, Orlando Iriarte e Yamid Carranza. Para segurar esta equipe e tentar garantir o título, o AAS Segal entrou com o MF Luismar, MN Catozzo, Bob e Massinha, o Felipe Massarioli. Novamente, Massarioli é o último a chegar do match, restando 10 minutos para ser declarado WO eis que surge o talentoso jogador que vence após partida que esteve levemente superior durante toda partida. O Bob angariou mais um empate, a esta altura estava com 3 empates em 3 partidas, tirando a vitória por WO e Catozzo fez uma brilhante partida contra Norma Vargas e obtendo total êxito marcou mais um ponto. Mas, de brilhante, foi a primeira partida a terminar do match... MF Luismar Brito venceu em 7 lances o experiente Edmundo Ayoama, repetindo assim o mesmo placar da rodada anterior, 3,5-0,5.

7a. Rodada: 09. AAS Segal 2 x 2 Osasco B



Chegou o domingo! A grande final! Enfrentaríamos o Osasco B e precisaríamos de 1,0 ponto para garantir o título da categoria B, enquanto o AAS Otatti necessitava de uma vitória simples se o AAS Segal também vencesse o seu match pelo placar mínimo. Como dito anteriormente, o MF Luismar Brito desfalcaria a equipe nesse importante match. Portanto, o AAS Segal entra nos tabuleiros escalado com: MN Catozzo, Bob, Felipe Massarioli e Rafael Pimentel. Enfrentariam a equipe de Osasco B que angariou 6 pontos dos últimos 8 e escalados com: Fabio Nery, Arthur de Aquino, Leonardo Augusto e Gilmar Neves. O MN Catozzo e o Bob obtiveram empate em suas partidas e o título ficou garantido, já que o FOX A entrou sem um dos seus tabuleiros. Restando duas partidas em andamento, Felipe Massarioli - que chegou na hora certa da rodada dessa vez - jogou muito bem uma partida que chegou em um final de difícil compreensão e ambos no apuro de tempo... os pares de cavalo pularam muito até o Massinha ser superado, enquanto Rafael Pimentel vencia no tabuleiro 4.



Dessa forma, a equipe do AAS Segal saiu campeã com 6 vitórias e 1 empate e com os seus representantes com o seguinte aproveitamento:

1. MF Luismar Brito: 4,5/6,0
2. MN Vinicius Catozzo: 4,5/6,0
3. Fabio Savian: 1,5/2,0
4. Marcos Monteiro: 3,0/5,0
5. Felipe Massarioli: 2,5/4,0
6. Rafael Pimentel: 3,5/5,0

Fabio Savian e Marcos "Bob" Monteiro sairam invictos e entre os demais, cada um tiveram uma derrota, o que marcou a regularidade da equipe. O Capitão da equipe, o MN Vinicius Catozzo traz a tona dois fatos marcantes da equipe e do torneio, sendo eles o match importantíssimo e difícil contra a equipe Fox A (dos MF's Caldeira e Manuel Cristóbal) e também na partida entre Rafael e Nicholas, que após o término toda a equipe ficou analisando em busca dos melhores lances.



Mais informações:

Classificação Final (chess-results)
Classificação Final (FPX)

Na Categoria Especial o AAS Fip foi a grande campeã, veja as postagens do GM Rafael Leitão:

Começa o Campeonato Paulista Interclubes!
Divisão Especial do Campeonato Paulista Interclubes termina de forma dramática.

Veja a matéria sobre Judaísmo e o Esporte, gravada nas dependências do Torneio.

Comentários