Paulo Rezende é o Campeão Rápido 2014!

Nesta tarde de sábado, nas dependências da Escola Estadual Zezinho Portugal, conjuntamente com o Programa Escola da Família o Clube de Xadrez Guaíra realizou a final do Circuito Rápido 2014 com a participação de enxadristas de Catanduva e Guaíra. Infelizmente os enxadristas de Miguelópolis não puderam comparecer por motivos pessoais.


Antes de continuar é imprescindível agradecer quem não deixou essa chama do projeto com o Programa Escola da Família, o enxadrista Rafael Oliveira que fez o possível para que esse Projeto não ficasse órfão. Que, já no final de 2014 passou a ser coordenado pelo Prof. Hiago Bonjorno e seguirá para os próximos tempos.

Ainda, na mesma ideia dos agradecimentos, é necessário agradecer o Prof. Marcelo Corsi, mantenedor do Programa Escola da Família na Escola Estadual Zezinho Portugal que sempre demonstrou energia e disponibilidade na realização dos eventos enxadrísticos.

Posto isso, vamos para a disputa da grande final!

O evento contou com a participação de 18 enxadristas dos 24 classificados que, por motivos pessoais, não puderam comparecer e justificaram suas ausências. Todavia alguns torneios foi prejudicado, como no Feminino que, dentre as 6 enxadristas, três ficaram ausentes e no Sub-18, outros dois enxadristas não puderam comparecer. No sub-12 tivemos uma baixa. O Absoluto foi a única categoria que todos compareceram com muita vontade de demonstrar o melhor do seu xadrez.

 
 
 
  
Na categoria Sub-12 Marcelli Sarti, da cidade de Catanduva, veio como favorita ao título, além de ter o maior rating dentre os que disputavam a categoria. Lucas Aquino, Carlos Sturaro e Maria Eduarda Rufini buscariam formas de acabar com o favoritismo da catanduvense. Todavia nenhum dos guairenses foi capaz de bater a jovem catanduvense que levou o título com 100% de aproveitamento deixando Lucas Aquino na 2a. colocação, Maria Eduarda completando o pódium e Carlos Sturaro com a 4a. colocação.

Na categoria Sub-18 João Guilherme também era o favorito e maior rating da categoria, entretanto, os demais adversários experientes como a catanduvense Victoria Hiorrana e os guairenses Gabriel Venceslau, Gabriel Peres e Eduardo Giaculi vinham com toda sua força para evitar o êxito do famoso JG. No entanto, ninguém foi capaz de bater João Guilherme que também levou o título com 100% de aproveitamento. Completando o pódium tivemos Victoria Hiorrana com a medalha de prata e Eduardo Giaculi com o bronze. A 4a. colocação ficou com o sempre 4o. lugar Gabriel Peres, que foi seguido por Gabriel Venceslau na 5a. colocação.

Na categoria Feminina tivemos o maior número de baixas, onde tivemos a catanduvense Campeã Paulista e Brasileira Juvenil Ana Carolina Borsato que enfrentou apenas as guairenses Nauê Oliveira e Gabriela Sturaro que não conseguiram segurar o título em Guaíra e Ana Carolina saiu vitoriosa com 100% dos pontos. O 2o. posto ficou com Gabriela Sturaro e Nauê Oliveira completou com o pódium.

Na categoria Absoluto tivemos a participação de enxadristas de "peso" no cenário municipal como Antonio Carlos dos Santos, Leandro Guilherme, Rafael Pimentel e Paulo Rezende, que disputavam com os jovens promissores Adriano Rodrigues e o Prof., Árbitro e, agora, organizador de Torneios, Hiago Bonjorno. O maior rating da categoria e do município, Paulo Rezende, fez o seu melhor e venceu as três primeiras rodadas, dentre eles, Rafael Pimentel. Na 4a. rodada após empate com Leandro Guilherme jogaria apenas por mais um empate na última rodada, mas fez o dever de casa e conquistou mais uma vitória, finalizando o torneio com 4,5 pontos em 5,0 possíveis ficando com o título. Na 2a. colocação, Rafael Pimentel, com apenas a derrota para Paulo Rezende. Na terceira colocação, com 3,5 pontos, Leandro Guilherme que vem crescendo nos torneios. Na 4a. colocação o experiente Antonio Carlos "Chupeta" dos Santos, seguido de Hiago Bonjorno na 5a. colocação. Na 'lanterna' o jovem Adriano Rodrigues fez o seu melhor e sentiu como uma experiência muito válida, mas que percebeu que precisa evoluir para alcançar melhores resultados.

Premiação:

Campeão Sub-12


Campeão Sub-18


Campeã Feminino


Campeão Absoluto


Demais enxadristas que compuseram os pódiuns e outros medalhistas:

 Sub-12

 
 
 Sub-18

  
 
Feminino
 

  Absoluto
  
 
 
 
Dessa forma finalizamos o ano enxadrístico do CXGuaíra para as férias, com promessas para 2015, com o Circuito Rápido, a Liga do Enxadrista, a Copa Sesc, Jogos Regionais, Torneios Abertos, IRT's, Interclubes e outros torneios que estejam por vir.


Por derradeiro, é de suma importância agradecer além dos supracitados, a Coordenadoria Municipal de Esportes, a Sociedade Guairense Pró Esporte e a Prefeitura do Município de Guaíra pelo apoio durante mais uma temporada enxadrística.

Comentários